Home » Curiosidades biológicas
19 de fevereiro de 2006 - 22:48
0

Curiosidades biológicas

Eu não queria postar assim em seguida, pq o post passado demorou pra ser escrito e ficou legalzinho…
Mas eu passei o dia tendo uns tremeliques no olho direito, fui procurar o motivo e achei um monte de curiosidades biológicas bacanas… Vou postar abaixo, mas se vcs forem comentar, prefiro que dêem atenção ao post anterior! ^_^ Obrigada e desculpa qq coisa!
Alguma vez seu olho já tremeu?
O tremor dos olhos acontece quando o músculo responsável pelo fechamento das pálpebras se contrai. Cansaço ou tensão são duas causas comuns. O músculo se movimento rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, que causa irritação nas terminações nervosas.

Por que nós soluçamos?
O soluço é a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração causado por irritação no nervo frênico – o que ativa o diafragma. O soluço pode ser curado por um susto, que liberaria adrenalina e ativaria o tal nervo. Outra solução seria o banho gelado, que provocaria o mesmo efeito.

Como surge a cãibra?
É um espasmo muscular, comum na barriga da perna, que ocorre após muita atividade física, quando a energia acaba e a musculatura se contrai e não relaxa. Para fazer a cãibra passar, é preciso contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, é preciso alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.

Por que temos sobrancelhas?
Os pequenos e escassos pêlos desempenham papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas nos permitem enxergar mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e os mantêm secos.

Você sabe qual animal contribui para o reflorestamento?
Há uma estimativa de que milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos, que enterram nozes e esquecem onde as deixaram.

Por que sentimos um choque ao batermos o cotovelo?
Porque temos no cotovelo um nervo muito exposto, chamado Ulnar . Este nervo está portanto suscetível a batidas . O nervo Ulnar está ligado aos dedos mínimos e anelar, daí a sensação de choque se irradiar do cotovelo até os dedos da mão.

Você sabe o que é a cera do ouvido?
A cera de ouvido é formada por óleos e gordura. O ouvido fica protegido de pó e de pequenas partículas, que ficam presos nessa cera.

Como são os sonhos de pessoas cegas?
Depende de como elas ficaram cegas. Se isto ocorreu após os 7 anos de idade, seus sonhos assemelham-se aos de pessoas que enxergam normalmente. Se a cegueira for proveniente do nascimento ou de quando a pessoa era muito jovem, a situação é diferente. Pelo fato de nunca saber ou de não se lembrar como é ver algo, o cego nada pode visualizar em seus sonhos. Estes envolvem apenas sons e sensações de cheiro, tato e paladar.

Por que temos a sensação de estar com um nó na garganta quando choramos?
Porque quando a pessoa segura o choro, contrai os músculos do pescoço.

Quem vive mais, os homens ou as mulheres?
As mulheres. Existem apenas dois lugares no mundo em que os homens vivem mais do que as mulheres: no sul da Ásia e no Irã.

Por que ficamos arrepiados quando estamos com frio ou com medo?
Quando sentimos frio ou medo, nossa pele fica parecida com uma “pele de galinha”. Isso se deve à concentração dos músculos ligados à base dos pêlos. Os folículos pilosos quando contraídos formam montinhos, deixando a pele com o aspecto arrepiado.

Barata sem cabeça vive?
Pode parecer maluco, mas uma barata pode viver mesmo sem cabeça. Se removermos sua cabeça cuidadosamente, de forma que ela não morra pela perda de líquidos, a barata vai sobreviver. Sua morte acontecerá dentro de algumas semanas e sabe por qual motivo? Por falta de comida!

Você imagina o que pode acontecer se um polvo estiver com muita fome?
Se um polvo estiver com muita fome e não encontrar o que comer, ele devorará os próprios tentáculos.

Do que é feito o chifre do rinoceronte?
O chifre do rinoceronte, único mamífero que tem tal saliência em seu nariz, não é absolutamente uma formação óssea, mas simplesmente um agregado de pêlos, endurecido por queratina.

Por que a gente boceja?
O bocejo é uma forma de evitar o sono. Quando bocejamos, nervos da face são ativados e estimulam o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido as se mascar chiclete. Agora, misterioso mesmo é saber porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando.

Quem tem mais ossos: um bebê ou um idoso?
Um bebê. Ao nascer, uma pessoa tem 300 ossos, mas conforme cresce, este número vai se reduzindo. Isso acontece porque alguns ossos se fundem. Na idade adulta, temos 206 ossos.

Por que tenho “déjà vu”?
A sensação de já ter visto uma cena ou um lugar onde nunca esteve pode acontecer com qualquer pessoa. Ocorre quando a região do cérebro responsável pelo processamento da memória – hipocampo – é ativado fora de hora, exatamente quando acontece um fato novo. Daí a impressão de que o que está registrado já foi visto.

Por que a aranha não gruda em suas próprias teias?
A aranha reveste de cola só os fios em espiral. Os fios do raio e da moldura da teia ficam secos. O aracnídeo é capaz de se movimentar rapidamente sem encostar nos fios grudentos.

O que você encontraria se raspasse os pêlos de um tigre?
Você encontraria uma pele igualmente listrada.

Você já foi mordido por um papagaio?
Se não foi, sorte sua. O papagaio tem uma das mordidas mais poderosas e triturantes da natureza. Por causa de sua estrutura óssea e muscular, a arara, que pertence à mesma família, é capaz de arrancar o dedo de uma pessoa ou até mesmo de quebrar cocos.

Por que os cabelos são crespos ou lisos ?
Os cabelos crescem em pequeníssimas cavidades da pele chamadas de folículos pilosos. Os que têm abertura redonda produzem cabelos lisos; os de abertura oval, cabelos ondulados e os de abertura achatada, cabelos crespos.

Por que a voz parece diferente no gravador?
Somente você ouve a sua própria voz neste determinado tom, pois só você ouve sua voz através de músculos, cartilagens e ossos de sua cabeça. Todas as outras pessoas ouvem sua voz de modo diferente do seu. Quando ouvimos nossa voz gravada, ela nos parece diferente por causa da passagem das ondas sonoras pelo ar, gerando a diferença nos tons.

Post Anterior
Hello Kitty, Anos 80, Ursinhos Carinhosos, Corte de…
Próximo Post
Carnaval, Ursinhos Carinhosos, Links Divertidos, Katilce e U2
8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9