« Look do dia: Vestido de moletom
Melina de Souza »

Como Usar: Especial Calças Jeans

46 comentários

Por Gabi
24/Nov/2010 09:00
Gabi

O denim, matéria-prima do jeans, começou a ser fabricado em Nîmes, na França, em meados do século XIX. O tecido ganhou esse nome por ser de Nimes e era usado principalmente por marinheiros. Tempo depois, Levi Strauss confecciona um modelo de calça resistente, com base no denim, com reforço nos seus bolsos e costuras, para os mineiros que precisavam de calças duradouras e fortes. Mas foi no século XX que ela foi se popularizando no mundo.

Em filmes como os de faroeste antigo, o jeans começou a ser conhecido por causa do uso da calça pelos cowboys. Na época de Rebelde sem Causa, de James Dean, a juventude via o denim como uma rebelião contra os parâmetros sociais. A partir dos anos 60 e 70, o tecido começou a ser customizado, com lavagens tipo tie-dye, e usado com pesados sapatos de plataforma. Nesse período, Calvin Klein inovou sendo o primeiro estilista a colocar uma calça jeans na passarela. Dos anos 80 em diante, apareceram mais designers de moda famosos para popularizar essa peça tão versátil, como Gucci. Jeans largo, jeans justo, jeans com lavagem diferente… De operários a fashionistas usam jeans, isso mostra a preferência incrível das mais diversas pessoas pela peça.


Imagem do seriado Barrados no Baile

Com tanta história para contar, o jeans se modifica muito através do tempo, mas sempre está lá. São tantos tipos de calça que até desconhecemos as mais diversas nomenclaturas que elas têm. Para isso, fiz um mini-guia dos jeans mais usados hoje em dia e como adaptá-los ao seu corpo.

Onde Comprar: hoje podemos ver as mais diversas lojas vendendo as benditas calças jeans de todo o dia. Compro mais jeans em lojas de departamento, como C&A e Zara, e nunca me arrependi. Como uso todo dia, elas têm que ser mais baratinhas, senão gasto horrores e estrago fácil. Mas tem gente que detesta as calças jeans de lá, por isso existem marcas ótimas como Taco, Calvin Klein, Colcci, Patogê, Diesel, Forum e, é claro, a própria Levi’s. Para quem tem sorte, dá pra encontrar tudo quanto é tipo de calça jeans diferente indo na The Jeans Boutique!

1. Calça jeans Skinny

A skinny se caracteriza por ser justa da cintura até os pés. Muitas dessas calças possuem elastano, um material que se adapta mais facilmente ao corpo para dar mais conforto. Para usá-la, melhor com camisetas mais compridas, combinadas com um cinto tanto mais embaixo quanto no alto da cintura. Camisetas e blusas mais largas na parte de cima equilibram a silhueta mais justa da parte de baixo. Sapatilhas ficam fofas e botas podem ser usadas por cima da calça, que mais parece uma legging. Uma lavagem mais clara nas coxas ajuda a engrossá-las.

erika + cookies + marianne

2. Calça jeans Reta

Esse tipo de calça favorece todos os tipos de corpo, porque alonga a silhueta sem marcar muito. Ela vai reta do joelho até o pé. Sem contar que as calças que têm uma lavagem mais escura são ótimas para trabalhar. Para ambientes que exigem mais, a calça pode ser combinada com uma camisa mais justa e cardigã. Ela combina com todos os sapatos, então, você está livre para tentar.

idhrenwen + erika + e

3. Calça jeans Boca larga

Boca larga, pantalona ou flare, fez muito sucesso nos anos 70 e promete voltar agora no verão. Ela começa mais estreita em cima e vai ficando mais ampla. Como a pegada étnica é bem forte no modelo, você pode encarar de vez o clima ou simplesmente fugir. Nas fotos abaixo vemos duas que encararam um estilo mais folk, aliando blusas mais larguinhas, tiaras, franjas e acessórios de madeira. Já na do meio, o look é mais profissional com um blazer preto básico, renda e carteira de mão. Com a calça, um sapato mais pesado é indicado. As mulheres mais baixas apenas devem evitar as cores mais claras e as pernas amplas demais.

hannah + anita + mel

4. Calça jeans Bootcut

Esse estilo de calça está entre a reta e a boca larga. Bootcut é justa na coxa um pouco mais larga depois dos joelhos justamente para dar espaço para as botas ficarem para dentro da calça. Com ela dá para usar camisetas mais compridinhas e larguinhas, mas com sapatos fechados ou pesados.

anca + micah + erika

5. Calça jeans Baggy

Baggy é quase o estilo de calça sarouel. Aumenta os quadris por causa do volume e porque afunila nas pernas. Ela pode ser usada com peças mais sequinhas na parte de cima e com vários tipos de sapato, menos botas. Quem quer aumentar os quadris pode investir no modelo. Quem quer disfarçar deve tomar um pouco de cuidado e preferir as lavagens mais escuras, que disfarçam.

nanda + yoshino + ilanka

6. Calça jeans Boyfriend

A boyfriend já virou item do nosso guarda-roupa há um tempão. Pode ir do chique ao casual só por uma escolha de acessórios, bolsa e sapato. Como a calça já é bem masculina, as recomendações são sempre na intenção de feminilizar a roupa colocando blusas mais justinhas, casacos mais estruturados, cintos para marcar e saltos altos. No dia a dia, a calça também fica linda com uma sapatilha.

deby + bruna + stephanie

7. Calça jeans de Cintura alta

É preciso um pouco de cuidado com a calça jeans de cintura alta. As medidas do seu corpo devem ser proporcionais, já que ela chama atenção para os quadris e seios. Valoriza principalmente as mais baixinhas, pois dá a ilusão de que as pernas são mais compridas. Se a calça é mais justa, a parte de cima pode ser mais larguinha. Se a calça é mais ampla, o legal é combinar com camisetas seguinhas e casacos estruturados.

annabel + anna-maria + megan

8. Famosas de Calça jeans

hilary duff + ashley greene + rachel bilson

Posts relacionados:

Comentários

Como Usar: Especial Calças Jeans

  1. 24 Nov 2010 09:28

    Adorei o post…tava procurando mesmo algum guia sobre calças jeans…adoro skinny, bootcut e to querendo comprar uma boyfriend apesar de no começo torcia o nariz pra ela, mas de tanto ver moças usarem, fiquei com vontade rsrsrsr…

    Responder este comentário
  2. 24 Nov 2010 09:45

    Se um dia calça jeans sair de moda, ai sim começo a acreditar no fim do mundo!

    Genteee, não conheço um ser humano que não tenha essa peça coringa dentro do armario. Calça jeans é tudo! Não teve um look feio ai *-*

    Responder este comentário
  3. 24 Nov 2010 09:49

    Amei as dicas sobre jeans, eu adoro!!!
    beijo
    http://chatadescarpin.blogspot.com/

    Responder este comentário
  4. Thayná Vianna
    24 Nov 2010 09:50

    Só faltou a calça sarouel, porque aquela baggy é um estilo calça sarouel, mas nem é…

    Responder este comentário
  5. Elaine
    24 Nov 2010 09:52

    Ai como adoro posts com histórinhas!!!! Amei, amei, amei!!

    Preciso de um jeans que disfarce o panceps =(

    Responder este comentário
  6. 24 Nov 2010 10:00

    Adorei mto o post! tava precisando saber disso! hihi
    Bjs

    Responder este comentário
  7. 24 Nov 2010 10:02

    Ameii mt , principalmente sobre as de cintura alta , me ajudou muitoo ♥

    Responder este comentário
  8. Juana
    24 Nov 2010 10:23

    Adorei o post, sempre tive duvida nos nomes e nos estilos, amei :)

    Responder este comentário
  9. 24 Nov 2010 10:24

    Se um dia calça jeans sair de moda, ai sim começo a acreditar no fim do mundo!(2)
    Muito legal o post; jeans é tudo;é indispensável.

    Responder este comentário
  10. Carol
    24 Nov 2010 10:29

    skinny e boyfriend!as minhas favoritas!

    Responder este comentário
  11. Cynthia
    24 Nov 2010 10:36

    Ah! Como eu amo essa tag!
    Skinny + sapato pesado é lindo!
    Todo dia eu entro pra ver se tem post novo! É uma das primeiras coisa que faço! Nunca pensei que um blog de moda ia fazer isso comigo!
    Beijos

    Responder este comentário
  12. 24 Nov 2010 11:31

    Ando usando muito a bootcut, é linda!!

    Beijos
    http://www.naosoudessas.blogspot.com

    Responder este comentário
  13. Camilaa
    24 Nov 2010 11:35

    EU soh uso sknny praicamente! keria mto uma borfrind tbm :~ as outras acho feias

    Responder este comentário
  14. tania
    24 Nov 2010 11:48

    Amei a foto do “barrados no baile”!Otima ideia pra ilustrar o post!

    Responder este comentário
  15. 24 Nov 2010 12:43

    Adoro a skinny,mas o que eu gosto mais é a reta!

    Responder este comentário
  16. 24 Nov 2010 13:08

    amo calsa jeans, ah mas so uso Skinny e a reta, as outras ficam esquisitinhas :S

    Responder este comentário
  17. Flavia
    24 Nov 2010 13:23

    AMOOOO as boca larga!
    *-*
    Lindas, lindas!
    Amei o post!

    Kisses

    http://forallkinds.blogspot.com/

    Responder este comentário
  18. Ana Paula Martins
    24 Nov 2010 13:57

    Gente qq foi aquela caixa alta? hahahaha

    adorei o post, venho em boa hora, já que vou comprar mais umas calças…

    Responder este comentário
  19. 24 Nov 2010 13:59

    jeans é tudo que precisamos, certo?? (rss)
    acho que nasci dentro de uma calça jeans, de tanto que gosta, não largo por nada e tah sempre na moda

    beijus

    marketingemoda.blogspot.com

    Responder este comentário
  20. 24 Nov 2010 14:05

    Calça Jeans é a melhor invenção da face da terra, adoooooro! kkk

    Responder este comentário
  21. 24 Nov 2010 14:30

    Já tive todas essas “fases” usando jeans, mas hoje em dia uso mais skinny e reta. A “boca de sino”, como a gente chama aqui no RS (pelo menos sempre ouvi por esse nome aqui!) me deixa enooorme, hahaha. Eu queria poder usar baggy, mas meu quadril não permite isso…

    Responder este comentário
  22. 24 Nov 2010 14:35

    Adorei o post, quam não tem uma calça jeans no armário?Eu tenho uma coleção.Adoro a saruel, mas com 1,50, parece que tenho menos ahehaea
    Mas gosto muito de skinny

    Responder este comentário
  23. Juliana
    24 Nov 2010 16:23

    estou a anooos procurando uma calça jeans cintura alta e não acho, jamais! alguem tem uma dica para me ajduar? muito obrigada ;)

    Responder este comentário
  24. Letícia
    24 Nov 2010 16:24

    Post todo em caps lock? :/
    Não consigo usar a calça reta, acho que ela me deforma haha

    Responder este comentário
  25. Magaro
    24 Nov 2010 17:13

    uso calça jeans tooooooooooodos os dias !!
    ps: também reparei no capslock. ficou fein :/

    Responder este comentário
  26. 24 Nov 2010 17:40

    eu sou fã declarada de Skinny,pro dia-dia e com sapatilha é lindo,e as lavagens favorecem muito minha pernas.

    Responder este comentário
  27. Gabriella
    24 Nov 2010 19:10

    a unica coisa que amo mais que jeans é barrados no baile. (: hahahaha ameii o post.

    Responder este comentário
  28. 24 Nov 2010 19:13

    A única coisa que amo mais que jeans é Barrados No Baile +1

    SURTEI COM A FOTO NO POST UHAHUAHUAHUAHUAHUA me chamou mais a atenção do que o post em si x) desculpa, Lia, é meu ponto fraco! :D

    Responder este comentário
  29. 24 Nov 2010 20:43

    Oie
    Uma sugestão: no meu caso, achar uma calça que fique bem é difícil. Sempre tive quadril largo e coxas grossas. Não sei o que usar, atualmente, estou infeliz com todas as minhas calças ;o; o que fazer num caso desses? Que modelo seria melhor?

    Responder este comentário
  30. 24 Nov 2010 23:05

    Eu amo skinny :) ótimo post o jeans não sai do guarda roupa da mulherada,é uma peça q fica bem com tudo,tem pra todos os gostos,eu não vivo sem,bjus :)

    Responder este comentário
  31. 24 Nov 2010 23:16

    MEU MARIDO DYLAN, ESSE LINDO *.*

    Responder este comentário
  32. ana m.
    24 Nov 2010 23:25

    Existe algo mais simples e mais bonito que uma boyfriend? nãoo. =)

    Responder este comentário
  33. Mayra Magalhães
    25 Nov 2010 09:03

    <33 adoro essa tag!

    calça jeans é incrivel, combina com tudo, esconde, disfarça, valoriza.. *-* além da skinny e cintura alta, gosto da baggy, e tô doida com uma pra usar com body e da boyfriend :)

    Responder este comentário
  34. eve
    25 Nov 2010 13:31

    Adorei o post, apesar de ter achado ele incompleto.. há vários outros tipos de calças feitas com jeans que não foram colocadas.
    ah, e senti que só magras podem usar skinny, porque foi colocado só fotos de magras. Tenho coxas grossas e quadril, e uso sem maiores problemas :)

    Responder este comentário
  35. Aline
    25 Nov 2010 16:54

    skinny forever, hsoahoshoshoa
    tnho coxas beeem grossas e uso numa boa!
    sem conta o joe do lado da ash na foto *–* shnaohsoahs

    Responder este comentário
  36. tamy
    25 Nov 2010 18:31

    só consigo usar a skinny…

    Responder este comentário
  37. 26 Nov 2010 20:05

    Post super util!
    Amei

    Responder este comentário
  38. 26 Nov 2010 21:25

    Eu já estraguei jeans, mas adoro. Tenho uma da Taco que é tipo, basicona mesmo. Mas tenho uma da Ellus que molda muito bem meu corpo, sem ser skinny. Amo mesmo!

    Responder este comentário
  39. 28 Nov 2010 10:24

    ADOOOOOOOOOOOOOGO. Mas acho que sobre as boyfriends, por experiência própria, amenizam as pernas, o que é péssimo para baixinhas. Mas acho que a dica da cor do jeans tbm ajuda.

    Responder este comentário
  40. 28 Nov 2010 13:18

    Não adianta… Não consigo deixar de usar só calça jeans skinny. Não consigo me imaginar usando as outras. No máximo (do máximo) uma cintura alta.
    Ótimo post :)
    Beijinhos.

    Responder este comentário
  41. 02 Dec 2010 17:04

    calça jeans essencial em qualquer vida sempree *-*

    Responder este comentário
  42. Enrico
    08 Dec 2010 17:37

    Muito chique não? Adoro Jeans. Oi Lia, esta é a primeira vez que comento no seu blog, mas o leio á algum tempo. Eu espero não estar pedindo demais, mas eu queria que você desse uma passadinha no meu novo blog: niceberry-xoxoe.com/blogspot.com!

    Eu acho você um exemplo, muito obrigado, xoxoE!!!!!!

    Responder este comentário
  43. mari
    28 Dec 2010 17:05

    Bootcut é perfeita,adoro calças da boca mais larga.. skinny ja caiu na rotina

    Responder este comentário
  44. [...] é um grande assunto quando falamos de jeans. Vocês lembram do post especial sobre alguns tipos de calças? Pois é, agora está na hora de falar sobre as jaquetas! Antes de mais nada, quero ressaltar que [...]

    Responder este comentário
  45. Jéssica Alves
    11 Sep 2011 09:11

    Jeans é simplesmente essencial (: Não sei se volto pra flare ou bootcut; mas as retas nem pensar. Acho uó! Gosto muito de lavagem clara!!!

    Responder este comentário
  46. […] é um grande assunto quando falamos de jeans. Vocês lembram do post especial sobre alguns tipos de calças? Pois é, agora está na hora de falar sobre as jaquetas! Antes de mais nada, quero ressaltar que […]

    Responder este comentário

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com
Página 1 de 11