Home » Pinte as unhas de vermelho e apoie o Dia Mundial do Doador de Sangue
14 de junho de 2011 - 01:21
80

Pinte as unhas de vermelho e apoie o Dia Mundial do Doador de Sangue

Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Pouca gente sabe disso e, infelizmente, pouca gente também cultiva o hábito de doar sangue. Rola um preconceito de gente que acha que é uma dor absurda e, pior ainda, tem gente que acha que doar sangue torna o doador fraco. Mas isso tudo é uma grande bobagem. Sim, doar sangue dói um pouco, assim como dói o exame de sangue de rotina que somos obrigados a fazer anualmente. Porém, essa dor é tão pouca em vista do bem que pode propiciar aos outros. O nosso sangue pode salvar muitas vidas.

Por isso esse ano o Ministério da Saúde resolveu mobilizar a mulherada em torno de algo que a gente já faz sempre: pintar as unhas. A ideia é que que todas nós pintemos nossas unhas de vermelho para celebrar a data e fazer dessa uma grande mobilização para incentivar às pessoas a se habituarem a doar sangue. E aí que eu conto com vocês, as leitoras mais lindas, paparicadas, inteligentes e engajadas desse Brasil, para participarem dessa campanha. Pra incentivar e divulgar o Dia Mundial do Doador de Sangue é só pintar as unhas de vermelho (pode ser apenas uma – eu que pinto sempre Raema Style vou fazer isso!). Dessa maneira mostramos o nosso apoio e chamamos a atenção da população para um assunto tão importante. E os homens também podem participar, aí a gente ajuda eles, nem que seja só pra pintar a unha do mindinho. O que importa é chamar atenção para essa causa. Doe sangue, essa corrente precisa de você.

E pra coisa ganhar mais força, além de pintar a unha, leve seu esmalte vermelho na bolsa pro trabalho, pra escola, pra faculdade, pra todo lugar. Porque aí, se alguém perguntar do que se trata e se interessar, você já tem o esmalte para oferecer… ;)

Vocês também podem colaborar curtindo a Fanpage do Ministério da Saúde no Facebook e seguindo o twitter deles e utiliando as hashtags #doesangue #unhavermelha. Vamos fazer essa corrente aumentar e ganhar cada vez mais força.

Pintem as unhas e postem o link para as fotos (pode ser do Twitter, Facebook, Orkut, Fotolog) aqui nos comentários, pra todo mundo ver que as leitoras do Just Lia são completamente incríveis. Contamos com vocês!!!

Post Anterior
Se a sua casa estivesse pegando fogo...
Próximo Post
O que eles pensam sobre Sapato sem Salto
...Comentarios...
80 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Anne
    14 de junho de 2011 - 01:53

    Adorei o post! De verdade, eu tinha prometido para mim mesma que assim que eu chegasse no peso mínimo iria doar… Cheguei nos 50kg e fui até o hospital, assim que olhou para mim o atendente disse: “você não tem 50kg!” me pesaram e acabei não podendo doar… >_<
    Vou pintar as minhas unhas de vermelho! Muito legal a ideia.

  2. Suellen Oliveira
    14 de junho de 2011 - 01:56

    Achei legal a ideia, mas só pintar a unha não vale né, gurias?
    Tem que pintar as unhas. FEAT .ir doar sangue! #fikdik

  3. Guiga
    14 de junho de 2011 - 02:18

    Eu procuro doar a cada 3 meses (que é o limite). Não dói nada e a sensação de saber que vc está ajudando alguém (ou muitos alguéns) é ótima!
    Todas doa! ;)

  4. Géssyca
    14 de junho de 2011 - 02:46

    Já estou com as unhas pintadas desde ontem, vou providenciar uma foto :) VAMOS DOAR SANGUE, GALERA !

  5. Mari Barros
    14 de junho de 2011 - 07:05

    Pintei de veremelho para dia dos namorados. Acho que vou continuar para apoiar! :)

  6. Thainá Portugal
    14 de junho de 2011 - 07:28

    Minhas unhas já estavam vermelhas, nem precisei pintá-las! Mas essa é uma causa importante. Já sou doadora.. tanto de sangue quanto de medula, o que é só um pouquinho pra gente pode representar absolutamente TUDO para uma pessoa que está doente!

  7. @mihchantrea
    14 de junho de 2011 - 07:48

    Legal a iniciativa, mas não adianta mesmo só pintar as unhas!
    Eu passei anos querendo doar sangue, mas era muito magra. Só consegui passar dos 50 quando tive filha e agora que parei de amamentar vou doar!!!
    Além do prazer de ajudar alguém, aqui no Paraná ainda tem uma lei estadual que concede o direito aos doadores de pagar apenas meia entrada em qualquer evento cultural, igual carteirinha de estudante… Legal né?
    Acho que podia se tornar uma lei federal!

  8. Lud
    14 de junho de 2011 - 08:34

    Adorei!
    Passei ontem um vermelho básico e agora que soube disso apoio totalmente a causa.
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=216495481717324&set=a.142344449132428.19791.100000706222497&type=1&theater

  9. Helaine
    14 de junho de 2011 - 09:19

    Eu acho vergonhoso isso, mas não sou doadora de sangue. Na verdade já quase desmaio de tirar sangue (aquele pouquinho pra fazer exames) e tenho certeza que iria desmaiar na doação. É horrível, eu sei, mas né… =( pelo menos estou com as unhas pintadas de vermelho, e é bem vermelho sangue mesmo, hehe!

  10. Marina Matozinhos
    14 de junho de 2011 - 09:46

    Linda essa iniciativa! Sou mulher e doadora….Quem disse que somos tão frágeis assim?
    Vamos lá mulherada!!!Mobilização gera salvação.

  11. Carol S.
    14 de junho de 2011 - 09:59

    Até gostaria, mas não posso doar por causa do peso mínimo.

  12. Maira
    14 de junho de 2011 - 10:22

    Ai q legal já que não posso doar sangue vou apoiar o Dia mundial de Doador de sangue pintando as unhas de vermelho tambem…

  13. Nayara Oliveira
    14 de junho de 2011 - 10:26

    Achei bem boa essa ideia de unir o universo feminino com a doação de sangue que é uma coisa tão cheia de tabus pra maioria das pessoas. Vou aderir! :)

  14. Patrícia
    14 de junho de 2011 - 10:29

    Amei a ideia vou pintar meu mindinho pq se não vou demorar umas duas horas pra pintar todas as unhas! huashuah

  15. dri
    14 de junho de 2011 - 10:42

    por sorte estou de vermelho hoje =D

  16. Emily
    14 de junho de 2011 - 11:21

    ótima campanha! ;)

  17. Luiza Padovezi
    14 de junho de 2011 - 11:41

    eu to numa fase de reunir coragem pra doar! morro de medo mas um dia consigo

  18. Carol Burok
    14 de junho de 2011 - 11:54

    Já estou no clima da campanha, sem ter me programado pra isso. Unhas vermelhas desde sábado. Agora, tenho que me mobilizar para doar sangue.

    Parabéns pela iniciativa!

    bjos..

  19. Karina Krusemark
    14 de junho de 2011 - 12:09

    Ótima iniciativa, Tayra!
    Vou aderí-la também. hihi
    Beijos,
    Karina Krusemark

    http://bytheglamorous.blogspot.com

  20. Fabiana
    14 de junho de 2011 - 12:19

    Muito legal essa iniciativa. Já vou colocar no meu Twitter.

  21. kasandra salomao
    14 de junho de 2011 - 12:28

    Nossa otima ideia, essa campanha tinha que ser feita toda semana.,
    :p
    s

  22. Karol Fernanda
    14 de junho de 2011 - 12:34

    Adorei, vou buscar meu esmalte hooooje!

  23. Lisiane
    14 de junho de 2011 - 12:45

    Que ideia bacana!
    Vale a iniciativa, eu nao posso doar, mas apoiar seria legal…
    Só vale hoje ne? Ja vim pro trabalho com a unha cinza… não tenho como trocar agora.

  24. Stella
    14 de junho de 2011 - 12:51

    Bordo vale ???? hahaha
    muuito legal o post…

    • Tayra
      14 de junho de 2011 - 13:18

      Vale!!! Qualquer tom de vermelho vale.

  25. Tereza
    14 de junho de 2011 - 12:53

    Na verdade, o maior problema em doar sangue constantemente é a empresa entender que doar sangue é necessário. Fiquei cinco anos sem, conseguir doar regularmente porque a empresa torcia o nariz pra quem doava.

    • Tayra
      14 de junho de 2011 - 13:18

      É verdade, falta a iniciativa privada apoiar mais essa atitude e dar suporte aos funcionários que sejam doadores… =)

  26. Danny
    14 de junho de 2011 - 13:17

    Mto legal,nunca doei,espero um dia tomar coragem e ir(me dá uma aflição de agulha) bju (:

  27. Isabella Lacerda
    14 de junho de 2011 - 13:19

    Muito bacana essa iniciativa!
    Vou aderir!
    Não fiz a unha essa semana ainda e com certeza vou passar vermelho!

  28. Quel Weiss
    14 de junho de 2011 - 13:30

    Que coincidência! Minhas unhas estão vermelhas desde sábado! :D

  29. Arusha
    14 de junho de 2011 - 13:32

    Fiz minha parte.. não vou doar pq tenho pânico de agulhas.. mas divulguei no twitter e já vou pintar minhas unhas de vermelho..
    Mto boa a iniciativa do site! Continue assim.

  30. Estela
    14 de junho de 2011 - 13:33

    Sem saber, minhas unhas já estavam vermelhas. HAHAHAHA Doar é legal, gente. Podem ir sem medo :)

  31. Tatoogirl
    14 de junho de 2011 - 13:47

    Muito legal essa iniciativa.Já passou o dia mas vou no embalo de pintar e doar!
    http://www.tatoogirl.wordpress.com

  32. Joy
    14 de junho de 2011 - 13:49

    To nessaaaaaaaaaaa….

  33. Milena
    14 de junho de 2011 - 13:55

    Pintar a unha de vermelho é a coisa mais comum do mundo, ninguém vai te parar e perguntar por que você pintou as unhas de vermelho, até porque, como é dito no começo do post mesmo, a maioria das pessoas nem sabe que hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue. Na boa, mais fácil usar uma camiseta mesmo, ou algo do gênero. Tá realmente precisando de campanhas pra conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue, mas essa ideia é uma furada.

    • Tayra
      14 de junho de 2011 - 15:41

      Boa, Ilzibelle… =)

  34. Mafra
    14 de junho de 2011 - 14:45

    Muito legal essa iniciativa. O importante é ajudar, não só pintando a unha, mas doando sangue tbm.

  35. Fernanda Baqueiro
    14 de junho de 2011 - 15:41

    Pintei a unha essa semana de vermelho sem saber. Agora providenciar a doação.

  36. Nathy Carvalho
    14 de junho de 2011 - 16:18

    As minhas já estão vermelhas, pés e mãos ^^. Só não posso doar sangue devido a um remédio que tomo, mais sou doadora de medula. O importante é ajudar e incentivar.

  37. Natália
    14 de junho de 2011 - 16:35

    Nossa, adorei a ideia, vou pintar minha unha sim huhuh Eu sempre quis doar sangue mas não tenho idade ainda :/ Sorte que só falta um ano e meio, ai eu com certeza vou doar :D

  38. **Aline**
    14 de junho de 2011 - 16:42

    Achei super legal essa idéia, infelizmente só poderei pintar as unhas, mas não doar sangue, porque peso menos de 50 kg =(
    beijinhos

  39. Driely Fernandes
    14 de junho de 2011 - 16:51

    http://twitpic.com/5bkxm8

    e como comentaram as meninas ali em cima, não vale só pintar a unha de vermelho não…

  40. Mariana Regina
    14 de junho de 2011 - 17:16

    Nao posso doar ainda, mas pintei as unhas e divulguei. muito legal a ideia!

  41. Marianna
    14 de junho de 2011 - 17:44

    Nossa que legal! Agora eu já sei qual cor usarei amanhã :D

  42. Juliana
    14 de junho de 2011 - 17:46

    O post poderia ter vindo antes, assim todas conseguiriamos apoiar a causa!

  43. Mariana Soares
    14 de junho de 2011 - 18:18

    Estava mesmo precisando pintar minha unha,e estava na duvida da cor!
    Agora já sei.

  44. regina
    14 de junho de 2011 - 18:24

    oi. Sou doadora de carteirinha e tudo… e já tinha pintado (ontem) as unhas de vermelho.

  45. Laiinee
    14 de junho de 2011 - 18:43

    Pintei semana passada haha
    Sempre tive vontade de doar sangue, e um dia com certeza irei doar.

  46. Sacha
    14 de junho de 2011 - 19:05

    Sou doadora acidua!! Fico orgulhasa sempre que saio de la hehehe

    Unhas pintadas por essa causa

  47. Thais
    14 de junho de 2011 - 19:57

    adorei a idéis! e o importante é não esquecer de doar também!
    beijos

  48. Myska
    14 de junho de 2011 - 20:24

    To dentro também!!! Vou estendendo pela semana à fora… XD~~~

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=5824734471342715702&pid=1308093752061&aid=1253729799

    Minha foto!

  49. Luly
    14 de junho de 2011 - 20:28

    Queria ter feito isso, queria ter visto antes.
    Mas mais do que isso, queria poder doar sangue!!

  50. Natália
    14 de junho de 2011 - 21:01

    Acabei de ver no site da Veja que jovens de 16 e 17 anos agoram podem doar uhuul Já vou falar com a minha mãe (tem que ter autorização)

  51. Anna Julia Rezende Rebello
    14 de junho de 2011 - 21:12

    Eu sou doida pra doar sangue, odeio ser furada, mas por ser por uma boa causa eu aceito numa boa, mas ainda nao tenho idade :/

  52. Ísis Monteiro
    14 de junho de 2011 - 21:35

    olha, por coincidência pintei as unhas de vermelho anteontem :D

  53. Jaqueline
    14 de junho de 2011 - 22:46

    Bem criativa a idéia. Me lembrou até a reportagem que eu vi hoje sobre doação de sangre no Jornal hoje.

    Tenho vontade de doar sangue um dia.

    Pintar as unhas de vermelho é fácil pra mim porque eu adoro!!!

  54. elisiita
    14 de junho de 2011 - 23:20

    Que legal :D
    Amei!
    Não sou doadora de sangue por questão de peso =/
    Porém, participo todo ano na minha região,ajudando a organizar uma campanha que acabou ficando famosa em todo Brasil com a ajuda da mídia. É muito bom! A sensação é inexplicável :D
    Ta aí o site pra quem se interessar http://www.vidaporvidas.com.br/

  55. Mishelly
    14 de junho de 2011 - 23:56

    Doei sangue hoje e estava com a unha pintada de vermelho (:

    • Tayra
      15 de junho de 2011 - 00:07

      Ahasou!!! =D

  56. Jackeline
    15 de junho de 2011 - 01:19

    Gostei da iniciativa, tenho que ir comprar algum vermelhinho porque o meu acabou. :P

    Que vergonha, mas eu só não sou doadora por nunca ter prestado muita atenção a essa causa.

    Mas deu muita vontade de contribuir. :) Confesso que tenho medinho de me sentir mal (nunca tirei sangue), mas vou ver se deixo de bobagem e participo também!

  57. Flávia
    15 de junho de 2011 - 08:55

    @mihchantrea em 14 de junho de 2011 às 7:48 disse:

    Legal a iniciativa, mas não adianta mesmo só pintar as unhas!
    Eu passei anos querendo doar sangue, mas era muito magra. Só consegui passar dos 50 quando tive filha e agora que parei de amamentar vou doar!!!
    Além do prazer de ajudar alguém, aqui no Paraná ainda tem uma lei estadual que concede o direito aos doadores de pagar apenas meia entrada em qualquer evento cultural, igual carteirinha de estudante… Legal né?
    Acho que podia se tornar uma lei federal!

    Ahh… É legal, mas acho que a pessoa deve doar por generosidade, compaixão, solidariedade… E não pra economizar dinheiro. Nossa sociedade é muito materialista.

  58. anna
    15 de junho de 2011 - 11:39

    Muito bacana a campanha! Acabei aderindo sem saber! E legal que o governo aumentou a faixa etária de doadores, 16 a 18 anos com autorização dos responsáveis, e idosos até 68 anos, todos acima de 50 quilos!

  59. Tiara
    15 de junho de 2011 - 19:39

    Tô de unhas vermelhas faz tempo, super legal esse apoio, é necessário sim doar e conscientizar as pessoas, mas infelizmente não peso 50kg (mínimo exigido pra poder doar), mas quando eu alcançar esse peso eu começo a ser doadora.

  60. Aline Saciloto
    15 de junho de 2011 - 22:29

    Sem saber participei com minhas unhas vermelhinhas!
    Adorei o post

  61. Cíntia Mara
    15 de junho de 2011 - 23:15

    Doei uma vez e preciso voltar. Eu passei um pouco de mal, porque tenho pressão baixa, acabei ficando no soro por algum tempo antes de me deixarem sair. Mas o que é uma tontura perto de quem precisa do sangue pra sobreviver? Vale a pena, se pensarmos no bem que estamos fazendo :-)

  62. Danubia
    16 de junho de 2011 - 08:48

    ah ta, eu acho que so isso nao vai fazer ninguem ir doar sangue…

  63. Ellen Aquino
    16 de junho de 2011 - 12:15

    Uma ótima causa para ajudar..nunca sabemos quando precisaremos. Já doei mas atualmente sem o peso ideal…:C

  64. Daniela de Freitas Guedes
    17 de junho de 2011 - 11:04

    Eu não posso doar por causa da anemia e do peso (estou sempre entre 48 e 50kg)… Mas sempre tento incentivar! Na última campanha que teve na minha cidade natal – São Joaquim da Barra -, eu arrastei a família toda! (:

  65. Bee
    17 de junho de 2011 - 13:41

    Doar sangue é uma iniciativa muito válida, mas acho que a burocracia atrapalha muito. Por exemplo, na questão dos homossexuais.. Existe um parágrafo da lei que regulamenta a doação que veta qualquer homem que tenha mantido relação sexual com outro homem a doar e, o pior é que lá não fala nada sobre apresentação de um laudo atestando não possuir DST’s ou sobre sexo com camisinha nesses casos. É impressionante como, em pleno século XXI, ainda tenha “gente” que acredite não nos comportamentos de risco, mas nos “grupos de risco”. Eu não lembro ao certo qual é o parágrafo, mas eu vou procurar aqui de novo e volto pra mostrar aqui :3

  66. Bee
    17 de junho de 2011 - 14:02

    Achei! A portaria é a n° 153/2004!

  67. Bib's
    19 de junho de 2011 - 04:45

    Helaine em 14 de junho de 2011 às 9:19 disse:

    Eu acho vergonhoso isso, mas não sou doadora de sangue. Na verdade já quase desmaio de tirar sangue (aquele pouquinho pra fazer exames) e tenho certeza que iria desmaiar na doação. É horrível, eu sei, mas né… =( pelo menos estou com as unhas pintadas de vermelho, e é bem vermelho sangue mesmo, hehe!

    Faço minhas as suas palavras! =(

  68. Tarsyla
    24 de junho de 2011 - 02:20

    Infelizmente nem todo mundo tem consciência do quanto é importante doar [não só sangue, órgãos tbm].

  69. fabiana novaes silva
    27 de junho de 2011 - 15:39

    Esse post salvou meu dia…
    Adoro unhas vermelhas, mas nunca consigo limpar direito, fica tudo manchado.
    Muito bom esse post.
    kisses…

  70. Mariely
    29 de junho de 2011 - 23:15

    Não posso doar sangue porque não tenho o peso necessário, acredita?

  71. Janaína Santos
    07 de julho de 2011 - 21:35

    Muito legal o incentivo da doação de sangue!!!
    Bjs

  72. Grazii
    15 de julho de 2011 - 11:21

    A ideia é otima ..
    sempre é bom incentivar ..
    mas isso não pode ficar só na unha ..
    é importante cada um azer a sua parte ..
    as pessoas precisam mto disso!

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9