Home » Mini-guia de Praga, na República Tcheca
09 de outubro de 2011 - 20:27
111
Alimentos e Bebidas, Compras e Presentes, Por Aí

Mini-guia de Praga, na República Tcheca

Depois de trabalhar durante um ano em uma loja de roupas no shopping e guardar uma grana para viajar, consegui concretizar meu sonho junto com a minha mãe e uma amiga dela. Em agosto, viajamos para Paris (França), Praga (República Tcheca) e Amsterdã (Holanda). A época foi boa, o dólar não estava tão alto como agora e era média temporada. Aproveitamos demais! Trouxe algumas dicas para vocês que querem conhecer ou ainda não têm noção do que é a cidade de Praga. Acreditem, vale a pena conhecer!


Praga, República Tcheca

Um pouco do contexto

Praga é a capital da República Tcheca, que faz parte do leste europeu. Essa área está começando a ser mais explorada pelo turismo, pois tem paisagens maravilhosas e lugares incríveis para se visitar, podemos citar também Budapeste (Hungria), Bucareste (Romênia), Varsóvia (Polônia) e Zagreb (Croácia). Praga tem se aberto para esse mundo do turismo e, vou te contar, tem muita coisa legal para se fazer. “Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras”, já dizia o escritor tcheco Franz Kafka.


Praga, República Tcheca

Moeda

A moeda deles não é o Euro, é a Coroa Tcheca (Kc), mas a maioria dos restaurantes e hotéis disponibiliza o preço dos serviços nas duas moedas. Para ter uma ideia de quanto fica determinado objeto em reais, fizemos uma continha básica. Vamos supor que um prato custe 140 Kc. Dividindo o valor por 10, você tem o preço em reais, ou seja, 14 reais. O valor é aproximado, porque, na prática, é ainda menor. Gente, não é mentira: tudo lá é barato mesmo (em comparação a outras capitais da Europa). Comprei muitas coisinhas por lá!


Coroa Tcheca

Transporte

Em Praga, fiz tudo à pé. Não peguei ônibus, nem trem, nem metrô. Revirei a cidade por 5 dias andando. Para quem não tá acostumado, dá uma cansada, mas depois acostuma. É ótimo ter essa liberdade de poder ir e vir sem se preocupar com horários de meios de transporte. Também acho mais divertido! Você descobre bastante coisa curiosa a pé e ainda consegue admirar a cidade.


Pequena parte do mapa de Praga

Idioma

Quanto ao idioma, eles falam tcheco. A língua é bem difícil de aprender, mas não de pronunciar. É possível aprender algumas palavras básicas como obrigado (díky) e por favor (prosím), já que usamos bastante no dia a dia. No mais, eles sabem falar muito bem o inglês. Não precisa se preocupar tanto. Alguns não falam muito, mas arriscam. Às vezes pode parecer que, quando você é estrangeiro, os tchecos não têm paciência. Isso acontece pouco, mas é provável.


WTF???

Comida

Em Praga, não passei aperto com comida. Na maioria dos restaurantes (restaurace em tcheco), eles possuem um cardápio em inglês. Comi pratos bem deliciosos e não paguei uma fortuna por eles, pelo contrário. Como disse antes, comparada às outras capitais da Europa, Praga é um lugar baratíssimo para se visitar (gente, vocês não tem noção de como Paris é cara!). Tudo custa o mesmo tanto que a média dos restaurantes no Brasil, podendo ser até mais barato.


“Restaurace” ou restaurante mesmo


Nhammm… =9

Praça da Cidade Velha

O turismo de Praga é, principalmente, construído em volta da Praça da Cidade Velha (Old Town Square), ela é o ponto de encontro. Logo lá, você tem acesso a museus, vida cultural e pontos turísticos diversos. A própria Praça possui uma feira super fofa, que vende artesanato e comidinhas. A dica-mór das comidas é o salsichão da Praça. Imperdível! Mas a atração principal é realmente o Relógio Astronômico (Orloj). De 9h até 21h, de hora em hora, bonecos saem do relógio como uma procissão, chamada de “Caminhada dos Apóstolos”. Por causa disso, o relógio fica abarrotado de gente assistindo. Além das horas, ele marca a posição do Sol, da Lua, os signos do zodíaco e os meses do ano. Ainda não consegui decifrá-lo até hoje!


Praça da Cidade Velha


Praça da Cidade Velha


Praça da Cidade Velha


Barraquinha da feira


Barraquinha da feira


Banda tocando na feira


Relógio Astronômico (Orloj)

Ponte Carlos

A Ponte Carlos é a mais famosa da capital e leva até o Castelo de Praga. Ela tem um grande portal na entrada e, na sua extensão, várias estátuas. De dia, conseguimos ver artistas de todos os tipos e vendedores de souvenirs. Ela está sempre cheia, só à noite fica mais calma. De noite alguns músicos se arriscam por alguns trocados, mas, em sua maioria, são jovens conversando ou casais namorando. A vista é realmente linda de noite, dá para ver quase toda a extensão do castelo. Dentro do castelo, a Catedral de São Vito impressiona pela arquitetura neogótica. Ela é linda e imponente!


Ponte Carlos


Vista da Ponte Carlos: o Castelo de Praga e a Catedral São Vito


Músicos na Ponte Carlos


Caminho até o castelo


Entrada do castelo


Catedral de São Vito

Compras e souvenirs

Se a sua intenção é comprar cristais, você estará no lugar certo. Praga é conhecida como a terra dos cristais e os preços convidativos incentivam ainda mais as comprinhas. A cada esquina é possível ver uma loja que é especialista nisso e, só de olhar, já é de impressionar. Praga também possui inúmeras lojas de marionetes de madeira, o que achei muito interessante. Os bonecos são lindamente trabalhados, e existem em uma grande variedade de tamanhos. O curioso no comércio turístico de Praga também são as lojas especializadas em artigos militares. Alguns são realmente autênticos, pertenceram ao exército russo, e custam pouco.  E tem pra tudo quanto é gosto: desde uniformes até bússolas e canivetes.


Vitrine com cristais


Artigos militares


Matrioskas (não, aqui não é a Rússia)

Kutná Hora

Para nos aventurar um pouquinho, decidimos ir a uma cidade vizinha. Vimos que lá tinha uma igreja sinistra, toda decorada com ossos humanos. O quão imperdível isso pode ser? Bom, depende se você for do tipo medroso! Então, fomos até a estação de trem central Hlavní Nádrazí e compramos um ticket para a cidade Kutná Hora com uma senhora que não sabia falar nada de inglês. A estação é meio confusa, está tudo em tcheco (como não tem versão em inglês, ALOW!), mas conseguimos achar o lugar certo de embarcar. Chegando na cidade, andamos até o lugar chamado de Kostnice Ossuary Beinhaus. Gente, é muito legal! É sinistro, mas legal! Recomendo a visita para quem quiser se aventurar. Uma das melhores partes da viagem foi voltar para Praga de trem, no pôr-do-sol, com uma paisagem maravilhosa que incluía plantações de girassóis. Às vezes, dar a louca e ver aonde esse caminho vai dar vale mais a pena do que imaginávamos!

Trilhos

Estação de Kutná Hora

Igreja de Ossos

Bom, acho que é isso gente. Não quis falar tudo-tudo-tudo para não cansar vocês. E, claro, não adianta ler, tem que visitar, ver, sentir. Não adianta ficar só na vontade! Hehe! Todos conhecemos lugares de um jeito diferente, por isso sempre teremos uma visão diferente. Se quiserem adicionar mais programas legais para se fazer em Praga, fiquem à vontade!

Post Anterior
Chic Bazar e Barbie Brasil 2011
Próximo Post
Batalha: Blake Lively
...Comentarios...
111 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Amanda Amorim
    09 de outubro de 2011 - 20:44

    Nossa adorei tudo, jamais imaginaria que lá é legal assim e bem diferente mesmo dos outros lugares da Europa que são super caros, mas eu olho assim e tenho medo mesmo é do idioma olha aquelas letras assim e penso: como a pessoa vai se virar num lugar desse???? rs E claro ainda bem que aceita euro, e penso o mesmo de ir andando você conhece mais, para, observa enfim, de metrô já basta os lotados aqui de SP rs! (:

  2. Marianna
    09 de outubro de 2011 - 21:32

    Oi Gabi!
    Acho super legal você vir aqui contar todas as suas experiencias com a viagem, ainda mais pelo roteiro que você fez, pois não vejo muito guias e informações de pessoas que viajaram pra Praga e Amsterdã e contando suas experiencias. A gente sempre ver sobre Londres, Barcelona, Madrid, Roma..
    Agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais um lugar, e gostei muito da cultura de Praga. Nem sabia que lá era a terra dos cristais, muito legal né?

  3. Isabela Zaniolo
    09 de outubro de 2011 - 21:35

    Adorei as dicas, Praga eh um lugar lindoooo e saber dos preços bons a torna mais atraente ainda! bjus e obrigada por compartilhar!

  4. Helen Miranda
    09 de outubro de 2011 - 21:50

    Os melhores posts do JL são os de viagem, são inspiradores *-* amei o post, que lugar lindo. Nós sempre ouvimos falar de Londres-Paris e nem sabemos direito como são os outros lugares.

  5. mila
    09 de outubro de 2011 - 21:59

    Meu sonho é conhecer o leste europeu, principalmente Praga.. já pirei quando vi que a Mariah do Blog da Maria tava por lá, e agora essa? Definitivamente preciso ir pra lá.. é tudo muito lindo!

  6. Jaqueline
    09 de outubro de 2011 - 22:03

    A coisa que eu mais amo em Praga, quando vejo por fotos é claro, é a arquitetura. Simplesmente linda!!

    Nunca tinha visto a moeda do pais. Muito interessante, adorei as imagens!

  7. Luana
    09 de outubro de 2011 - 22:04

    Kd vez q vcs postam sobre viagens, acende aquele desejo de dar a volta ao mundo. Agora,sabendo que em Praga as coisas não são tão caras como no resto da Europa, aí que dá vontade mesmo! Adorei td!

  8. Caroll
    09 de outubro de 2011 - 22:09

    Adorei o lugar, já quero ir pra lá! HSUASHUASH E como querer não é poder, vou ficar na vontade! ): Me daria super bem lá, adoro andar, nem iria me preocupar com transportes! *-* Adorei :D

  9. Anne
    09 de outubro de 2011 - 22:13

    É muito interessante conhecer um pouco mais de destinos fora do comum! Ainda mais com uma visão próxima da gente, afinal livros de turismo podemos encontrar, agora conhecer sobre coisas mais próximas dos nossos gostos pessoais só aqui mesmo no JL! Amei o post, as dicas e fotos!

  10. Thamires
    09 de outubro de 2011 - 22:34

    Melhor que looks…. promoções e outras coisinhas.. sãos os posts sopbre as viagens.. perco horas e horas vendo e pesquisando sobre os lugares… meu sonho é conhecer amsterdã… e Praga! um sonho! porém não sei de valores, e gosto de sonhar com cor, lugar, hora, data e valor!!!
    obrigada por compartilhar isso com todas!!!

  11. Iza Vieira
    09 de outubro de 2011 - 22:52

    Ahhh… Que Legal!
    Eu vou passar Janeiro e Fevereiro na Hungria. Estava pensando em ir um pouco mais cedo e passar o ano novo em praga. to em duvida entre Praga e Budapeste. Talvez Viena… Tudo tão próximo!

  12. Patrícia
    09 de outubro de 2011 - 22:53

    Gostei muito desse post sobre a república tcheca sempre tive curiosidade de saber como era mais nunca procurei! curti!

  13. natalia
    09 de outubro de 2011 - 23:05

    Muito interessante o post, bastante fotos e bem informativo… O básico pra gente ter uma noção de como as coisas funcionam lá :). Lugar lindo, né! Dá uma baita vontade de conhecer.

  14. Kasandra Salomão
    10 de outubro de 2011 - 00:06

    Como essa cidade e linda!
    Acho lindo esses casarões antigos essas igrejas tipo medieval, que viagem espetacular vc fez.
    Adorei conhecer essa cidade pelo menos por leitura.
    Beijos
    :p

  15. wedding gowns
    10 de outubro de 2011 - 05:39

    Really wonderful trip you have intorduced.How i wish i had the chance to go here.

  16. Milis
    10 de outubro de 2011 - 06:49

    Com certeza Praga estará inclusa no meu próximo mochilão pra Europa! E concordo com você, pra conhecer de verdade uma cidade, só andando por ela sem rumo mesmo!
    Beijinhos!

  17. Bib's
    10 de outubro de 2011 - 07:21

    Que legal, Gabi! Eu nunca pensaria em visitar este lugar! As fotos e as descrições estão muito convidativas! Queria que vc tivesse postado foto com as plantações de girassois!
    Bjs

  18. Luisa
    10 de outubro de 2011 - 09:14

    Voce esqueceu de mencionar a vida noturna!!! Em praga tem a maior boate da europa e o pub crawl (é um passeio pelos melhores bares da cidade), sem contar o absinto!!! hahaha :)

  19. Verônica
    10 de outubro de 2011 - 09:48

    Adorei o post Gabi. Praga é um lugar que nunca senti vontade de ir realmente porque conhecia muito pouco, mas parece ser um lugar mega interessante!e o melhor de tudo, não é absurdamente caro que nem outros países da europa, como você falou. muitos pacotes de viagem incluem Praga no roteiro. Terão mais posts sobre sua viagem a Paris e Amsterdan?

  20. Luiza
    10 de outubro de 2011 - 09:59

    aaahh ficou faltando o melhor! as festas incriveis e a boate de 5 andares!

  21. Rebeca
    10 de outubro de 2011 - 10:03

    Adorei, Gabi!Ótimo post!

  22. carmem bella
    10 de outubro de 2011 - 11:04

    Antes eu sempre achei esse lugar meio estranho , até o nome Tcheco é esquesito.
    Mas depois dessas dicas todas adorei conhecer um pouco mais esse universo “Republica Tcheca”.
    Nem preciso dizer que adorei a parte de compras e souvenirs e a de comidas.
    Que aventura em linda.

  23. Juliana Melo
    10 de outubro de 2011 - 11:09

    Nossa,é tudo tão lindo,deve ser maravilhoso poder conhecer um lugar deles.A comida parece estar maravilhosa e a moeda deles é bem interessante!

  24. Marcela Francis
    10 de outubro de 2011 - 12:20

    Lindo! A arquitetura europeia é linda demais :D
    Uma pena o dólar estar tão alto.

  25. **Aline**
    10 de outubro de 2011 - 12:32

    Nossa que lugar lindo *-* adorei a arquitetura :D em geral a Europa é linda mesmo ^__^

  26. **Aline**
    10 de outubro de 2011 - 12:32

    Achei super leagal isso de lá não ser tão caro, imginei que ia ser caro como París

  27. **Aline**
    10 de outubro de 2011 - 12:33

    Marianna em 09 de outubro de 2011 às 21:32 disse:

    Oi Gabi!
    Acho super legal você vir aqui contar todas as suas experiencias com a viagem, ainda mais pelo roteiro que você fez, pois não vejo muito guias e informações de pessoas que viajaram pra Praga e Amsterdã e contando suas experiencias. A gente sempre ver sobre Londres, Barcelona, Madrid, Roma..
    Agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais um lugar, e gostei muito da cultura de Praga. Nem sabia que lá era a terra dos cristais, muito legal né?

    Verdade, também não vi muitos guias falando de praga

  28. Alexandre Formagio
    10 de outubro de 2011 - 12:50

    A um pouco mais de 1 ano fui a Praga e me impressionei e voltei a Europa este ano e Praga foi minha primeira parada.

    Me impressionou muito a cidade. Mas confesso que Viena hoje é minha cidade preferida por estas bandas, mas Praga sempre irá morar em meu coração hahahaha :)

    As baladas e bares para quem gosta de sair a noite, são espetaculares #fikadika

  29. Mariana
    10 de outubro de 2011 - 13:14

    Estive em Praga agora em junho, a cidade é linda mesmo… o centro com as ruelas originadas na idade média..
    Dentro do castelo tem a Rua dos Ourives, entraste lá? É uma rua com construções da idade média, engraçado pois tudo lá é mini, parece uma rua de anões. A explicação pra isso é que na idade média as pessoas eram subnutridas e, por isso, muito menores do que hoje em dia…
    Beijos!!

  30. Gabi
    10 de outubro de 2011 - 13:20

    Mariana em 10 de outubro de 2011 às 13:14 disse:

    Estive em Praga agora em junho, a cidade é linda mesmo… o centro com as ruelas originadas na idade média..
    Dentro do castelo tem a Rua dos Ourives, entraste lá? É uma rua com construções da idade média, engraçado pois tudo lá é mini, parece uma rua de anões. A explicação pra isso é que na idade média as pessoas eram subnutridas e, por isso, muito menores do que hoje em dia…
    Beijos!!

    Não chegamos a passear por essa rua, não! Ela é a partir de uma parte que precisa pagar para entrar?

  31. Gabi
    10 de outubro de 2011 - 13:20

    Luiza em 10 de outubro de 2011 às 9:59 disse:

    aaahh ficou faltando o melhor! as festas incriveis e a boate de 5 andares!

    É verdade, Luiza!
    O que aconteceu é que apenas paramos na frente da Karlovy Lázne, mas acabamos não entrando. Nosso programa da noite foi ficar conversando na Ponte Carlos, curtindo a música da boate e admirando a cidade à noite. ;)
    Beijos!

  32. Gabi
    10 de outubro de 2011 - 13:20

    Alexandre Formagio em 10 de outubro de 2011 às 12:50 disse:

    A um pouco mais de 1 ano fui a Praga e me impressionei e voltei a Europa este ano e Praga foi minha primeira parada.

    Me impressionou muito a cidade. Mas confesso que Viena hoje é minha cidade preferida por estas bandas, mas Praga sempre irá morar em meu coração hahahaha :)

    As baladas e bares para quem gosta de sair a noite, são espetaculares #fikadika

    Oi, Alexandre!
    É verdade, a noite em Praga também é famosa. Não participei muito, porque estava com a minha mãe… aí já viu, né?! Hahah!
    Quero muito conhecer Viena. Conhecemos um brasileiro em Praga que mora na Áustria. Ele disse que TEMOS que conhecer aquele país. Vi algumas fotos dele e, realmente, o lugar parece ter paisagens maravilhosas.

    Beijos!

  33. Gabi
    10 de outubro de 2011 - 13:21

    Anne em 09 de outubro de 2011 às 22:13 disse:

    É muito interessante conhecer um pouco mais de destinos fora do comum! Ainda mais com uma visão próxima da gente, afinal livros de turismo podemos encontrar, agora conhecer sobre coisas mais próximas dos nossos gostos pessoais só aqui mesmo no JL! Amei o post, as dicas e fotos!

    Obrigada, Anne!
    A pior parte dos livros de turismo é a didática. Eles são ótimos para te guiar na viagem, mas não dizem se isso é mais barato que aquilo, se a comida vale a pena, se é caro ou não… Eles foram uma “mão na roda” pra gente, mas preferia ter passeado pela cidade com um tcheco. Infelizmente, não ficamos amigas de ninguém que pudesse mostrar a capital com olhos de morador! :P
    Beijos!

  34. Gabi
    10 de outubro de 2011 - 13:21

    Luisa em 10 de outubro de 2011 às 9:14 disse:

    Voce esqueceu de mencionar a vida noturna!!! Em praga tem a maior boate da europa e o pub crawl (é um passeio pelos melhores bares da cidade), sem contar o absinto!!! hahaha :)

    Luisa, procurei enfatizar o que mais sei sobre Praga. Vi muita gente na caminhada de bar em bar, mas não participei. Igualmente o absinto, que não experimentei. Heheh! Preferi contar aquilo que realmente pude vivenciar, para não acabar falando besteira. ;)

    Beijos!

  35. evellyn thais
    10 de outubro de 2011 - 13:23

    Praga me parece ser encantadora e aconchegante, que arquitetura linda, e não é caro como Paris acho que por ser menos procurada para turismo. Esses cristais são Divinos!!!.

    • Ana Caroline B.
      10 de outubro de 2011 - 13:33

      evellyn thais em 10 de outubro de 2011 às 13:23 disse:

      Praga me parece ser encantadora e aconchegante, que arquitetura linda, e não é caro como Paris acho que por ser menos procurada para turismo. Esses cristais são Divinos!!!.

      São lindos mesmo!

  36. evellyn thais
    10 de outubro de 2011 - 13:26

    Luiza em 10 de outubro de 2011 às 9:59 disse:

    aaahh ficou faltando o melhor! as festas incriveis e a boate de 5 andares!

    Uall, essa boate deve ser um show a parte hahaha, omg…

  37. Ana Caroline B.
    10 de outubro de 2011 - 13:35

    Cada vez que vejo um post de viagens aqui no blog fico indecisa de qual lugar quero conhecer primeiro. É um lugar mais lindo que o outro. *-*

  38. Ana Caroline B.
    10 de outubro de 2011 - 13:36

    Eu amei a loja das Matrioskas, acho essas bonecas lindas! ♥

  39. Danny
    10 de outubro de 2011 - 13:46

    Parece ser mto interessante,achei mto legal as fotos,é vero só conhecendo mesmo pra saber se gostamos ou não do lugar!
    bju (:

  40. **Aline**
    10 de outubro de 2011 - 13:49

    Kasandra Salomão em 10 de outubro de 2011 às 0:06 disse:

    Como essa cidade e linda!
    Acho lindo esses casarões antigos essas igrejas tipo medieval, que viagem espetacular vc fez.
    Adorei conhecer essa cidade pelo menos por leitura.
    Beijos
    :p

    Também acho legal posts de viagens, pois mesmo que, como você façou, a pessoa não estja lá, mas aprende algo lendo =]

  41. Dany Menezes
    10 de outubro de 2011 - 14:24

    As fotos são lindas e você deu um guia completo.

  42. yuu
    10 de outubro de 2011 - 14:50

    adorei as fotos *-*
    eu nunca pensei em viaja pra República Tcheca e nem Holanda!
    as paisagens são lindas! despertou meu interesse *–*
    quero ver as plantações de girassóis! minha flor favorita ♥

  43. Vânia
    10 de outubro de 2011 - 14:52

    Viajar é bom demais, toda vez que leio algum post desse tipo dá vontade de arrumar as malas e viver viajando. Demais as dicas.

  44. Julis
    10 de outubro de 2011 - 15:41

    maravilhoso esse post, estou indo pra Europa na quarta e Praga está no roteiro, chegou na hora certinha esse post, amei.

  45. PAULA
    10 de outubro de 2011 - 15:48

    que vontade desse lugar! quero minha lua de mel ai! rs

  46. Ana Vantini
    10 de outubro de 2011 - 16:21

    Iza Vieira em 09 de outubro de 2011 às 22:52 disse:

    Ahhh… Que Legal!
    Eu vou passar Janeiro e Fevereiro na Hungria. Estava pensando em ir um pouco mais cedo e passar o ano novo em praga. to em duvida entre Praga e Budapeste. Talvez Viena… Tudo tão próximo!

    Conselhoo vai a Vienaaa, bom na vdd se puder msm vá em todos, mas pra escolher, escolheria Vienaa Luga lindo

  47. marcia sousa
    10 de outubro de 2011 - 16:22

    eu tb adoro andar a pé pra conhecer as cidades…me sinto parte da mesma….parece que já estou ali há tempos…

  48. Ana Vantini
    10 de outubro de 2011 - 16:22

    Adoroo viajens assim, visitando feiras lugares excentricos, experimentando as comidinhas de varios lugares tudo tão diferente dos nossos costumes

  49. sininhu
    10 de outubro de 2011 - 16:52

    Ai que massa esse post, Gabi! :D
    Meu cunhado vai para Praga no começo de 2012, vou mostrar essas dicas pra ele.
    Eu acho muito mais válido a opinião de pessoas que visitam o local do que aqueles livros e revistas de viagem (que são bons, mas nada se compara com alguém que viveu aquilo e relata sem imparcialidade).
    Beijos

  50. Eliz
    10 de outubro de 2011 - 16:57

    Muito interessante, aliás nunca tinha ouvido alguém falar que foi pra Praga, sou adepta a caminhadas quando viajo para algum lugar que não conheço, acho que a gente sente mais o lugar, a atmosfera, as pessoas, a gente consegue ver cada detalhe que passa despercebido quando estamos em ônibus ou carros.
    Fiquei surpresa em saber sobre os valores, geralmente cidades turísticas são caras.

  51. Eliz
    10 de outubro de 2011 - 17:01

    Comentei que nunca tinha ouvido alguém falar de Praga, mais dessa igreja sinistra, sim já vi reportagens de lá em alguns programas de televisão, mas não imaginava que ficava perto de Praga, mas enfim, é meio macabro né, não iria visitar.

  52. Francielly Cristina
    10 de outubro de 2011 - 17:38

    sou apaixonada por essas construções antigas, acho lindo!

  53. Letícia
    10 de outubro de 2011 - 18:18

    Eu já fui pra lá em 2008! É tãao lindo ♥ Eu fiquei num apartamento perto da Praça do Relógio, adorava passar as tardes lá na praça com a minha família. Fora que a catedral é uma coisa indescritível!

  54. Gaby
    10 de outubro de 2011 - 18:22

    ADOREIII!!!! Nunca imaginei que esse lugar era taooo lindo, um sonho realmente *–*

  55. Ana Flávia
    10 de outubro de 2011 - 19:47

    Adorei as imagens!!
    Sempre quis conheçer o leste europeu! * -*

    Beijos,
    http://www.nadafutil.com/2011/10/sorteio-glossybox-premium-de-agosto.html

  56. Thais
    10 de outubro de 2011 - 20:01

    praga parece ser linda! é legal ouvir falar de um lugar fora do circuito tradicional da europa, pois a gente tem tao pouca informação sobre lá de pessoas que já visitaram! quem já foi realmente me falou que lá é uma das melhores cidades da europa pra comer. o problema mesmo é o idioma da galera!
    beijos

  57. Rafaela
    10 de outubro de 2011 - 20:16

    Helen Miranda em 09 de outubro de 2011 às 21:50 disse:

    Os melhores posts do JL são os de viagem, são inspiradores *-* amei o post, que lugar lindo. Nós sempre ouvimos falar de Londres-Paris e nem sabemos direito como são os outros lugares.

    Helen, tb gosto muito dos posts sobre viagem. São bem detalhados, com bastante foto e, como vc disse, inspiradores. :D

  58. Rafaela
    10 de outubro de 2011 - 20:18

    **Aline** em 10 de outubro de 2011 às 12:32 disse:

    Achei super leagal isso de lá não ser tão caro, imginei que ia ser caro como París

    É um bom lugar pra quem não tá podendo gastar os tubos em Paris. Deve ser mais barato, justamente, por ser um lugar “menos cotado”.

  59. Rafaela
    10 de outubro de 2011 - 20:31

    Gabi em 10 de outubro de 2011 às 13:20 disse:

    Luiza em 10 de outubro de 2011 às 9:59 disse:

    aaahh ficou faltando o melhor! as festas incriveis e a boate de 5 andares!

    É verdade, Luiza!
    O que aconteceu é que apenas paramos na frente da Karlovy Lázne, mas acabamos não entrando. Nosso programa da noite foi ficar conversando na Ponte Carlos, curtindo a música da boate e admirando a cidade à noite. ;)
    Beijos!

    Que não deixa de ser um ótimo programa tb: curtir a cidade e conversar. :D

  60. Rafaela
    10 de outubro de 2011 - 20:36

    Nossa, o post tá tão detalhado que dá vontade de ir pra lá amanhã. hihi

  61. Rafaela
    10 de outubro de 2011 - 20:37

    evellyn thais em 10 de outubro de 2011 às 13:26 disse:

    Luiza em 10 de outubro de 2011 às 9:59 disse:

    aaahh ficou faltando o melhor! as festas incriveis e a boate de 5 andares!

    Uall, essa boate deve ser um show a parte hahaha, omg…

    Boate de cinco andares deve ser tudo mesmo! haha

  62. rebeka
    10 de outubro de 2011 - 21:51

    pelo nome nem da pra imaginar o quanto é legal..eu adorei as fotos.

  63. rebeka
    10 de outubro de 2011 - 21:52

    Marianna em 09 de outubro de 2011 às 21:32 disse:

    Oi Gabi!
    Acho super legal você vir aqui contar todas as suas experiencias com a viagem, ainda mais pelo roteiro que você fez, pois não vejo muito guias e informações de pessoas que viajaram pra Praga e Amsterdã e contando suas experiencias. A gente sempre ver sobre Londres, Barcelona, Madrid, Roma..
    Agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais um lugar, e gostei muito da cultura de Praga. Nem sabia que lá era a terra dos cristais, muito legal né?

    nossa eu tmb não imaginava..amei..achei super legal dividir mais essa com as leitoras.

  64. StarBr Pietra
    10 de outubro de 2011 - 21:54

    Amei o post GABI… Muito interessante e Bonita PRAGA!
    Com certeza foi uma viagem e tanto!

  65. rebeka
    10 de outubro de 2011 - 22:03

    sinceramente!! não consigo parar de olhar esse céu maravilhoso!

  66. Mariane
    10 de outubro de 2011 - 23:35

    Nossa, adorei! Tb amo os posts de viagem, mas Gabi, da próxima vez, pode falar bastante viu, não cansa não, ao contrário, parece que a gente vive a viagem junto. Adoro os detalhes que a Lia dá por exemplo, viajo junto.
    Beijo ;)

  67. Paula
    10 de outubro de 2011 - 23:45

    estive em Praga em julho, o tempo nao favoreceu os 3 dias que passei por lá, mas o único dia de sol já valeu muito a pena!
    A cidade é MARAVILHOSA, o povo é hospitaleiro, a comida (muita carne de porco *-*) é muito boa e mais barata que em outros lugares da Europa.
    Praga é ooooooo lugar pra se viajar, com certeza. Ainda mais pra quem tem a grana mais curta; bom, bonito e barato! Recomendo (:

    PS: existe um restaurante com estilo medieval, perto do shopping mais próximo da praça do relógio astronômico. Sei que existem outros em Praga, mas este foi o único que experimentei e foi ótimo! pratos ENORMES e deliciosos por mais ou menos 9 euros!

  68. Jaqueline
    11 de outubro de 2011 - 00:17

    rebeka em 10 de outubro de 2011 às 21:52 disse:

    Marianna em 09 de outubro de 2011 às 21:32 disse:

    Oi Gabi!
    Acho super legal você vir aqui contar todas as suas experiencias com a viagem, ainda mais pelo roteiro que você fez, pois não vejo muito guias e informações de pessoas que viajaram pra Praga e Amsterdã e contando suas experiencias. A gente sempre ver sobre Londres, Barcelona, Madrid, Roma..
    Agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais um lugar, e gostei muito da cultura de Praga. Nem sabia que lá era a terra dos cristais, muito legal né?

    nossa eu tmb não imaginava..amei..achei super legal dividir mais essa com as leitoras.

    Também acho o máximo. Quando vi o post sobre Praga eu amei. Lembro de até ter feito no meu blog uma postagem sobre Praga, que é uma cidade dos sonhos pra mim. Não sei descrever, acho que é por causa da arquitetura linda!! os telhados….enfim

  69. Mariana
    11 de outubro de 2011 - 00:18

    rebeka em 10 de outubro de 2011 às 21:51 disse:

    pelo nome nem da pra imaginar o quanto é legal..eu adorei as fotos.

    haha vdd mt boonito msm

  70. Mariana
    11 de outubro de 2011 - 00:19

    Verônica em 10 de outubro de 2011 às 9:48 disse:

    Adorei o post Gabi. Praga é um lugar que nunca senti vontade de ir realmente porque conhecia muito pouco, mas parece ser um lugar mega interessante!e o melhor de tudo, não é absurdamente caro que nem outros países da europa, como você falou. muitos pacotes de viagem incluem Praga no roteiro. Terão mais posts sobre sua viagem a Paris e Amsterdan?

    realmente não tem muito sobre praga por ai… bom conhecer um pouco mais :)

  71. Mariana
    11 de outubro de 2011 - 00:21

    Jaqueline em 09 de outubro de 2011 às 22:03 disse:

    A coisa que eu mais amo em Praga, quando vejo por fotos é claro, é a arquitetura. Simplesmente linda!!

    Nunca tinha visto a moeda do pais. Muito interessante, adorei as imagens!

    eu também nunca tinha visto, realmente legal ficar sabendo dessas coisas…. e a arquitetura é mt linda mesmo :)

  72. Mariana
    11 de outubro de 2011 - 00:27

    Jaqueline em 11 de outubro de 2011 às 0:17 disse:

    rebeka em 10 de outubro de 2011 às 21:52 disse:

    Marianna em 09 de outubro de 2011 às 21:32 disse:

    Oi Gabi!
    Acho super legal você vir aqui contar todas as suas experiencias com a viagem, ainda mais pelo roteiro que você fez, pois não vejo muito guias e informações de pessoas que viajaram pra Praga e Amsterdã e contando suas experiencias. A gente sempre ver sobre Londres, Barcelona, Madrid, Roma..
    Agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais um lugar, e gostei muito da cultura de Praga. Nem sabia que lá era a terra dos cristais, muito legal né?

    nossa eu tmb não imaginava..amei..achei super legal dividir mais essa com as leitoras.

    Também acho o máximo. Quando vi o post sobre Praga eu amei. Lembro de até ter feito no meu blog uma postagem sobre Praga, que é uma cidade dos sonhos pra mim. Não sei descrever, acho que é por causa da arquitetura linda!! os telhados….enfim

    eu tbem n sabia essa história dos cristais… muito interessante :)

  73. Jess
    11 de outubro de 2011 - 08:49

    adorei o guia. Sempre saio do JL sonhando em viajar por ai… ehehehe

  74. Natália Limiro de Castro
    11 de outubro de 2011 - 11:03

    Fico louca para viajar lendo esses posts heuaheuha

  75. Jaqueline
    11 de outubro de 2011 - 11:22

    Mariana em 11 de outubro de 2011 às 0:21 disse:

    Jaqueline em 09 de outubro de 2011 às 22:03 disse:

    A coisa que eu mais amo em Praga, quando vejo por fotos é claro, é a arquitetura. Simplesmente linda!!

    Nunca tinha visto a moeda do pais. Muito interessante, adorei as imagens!

    eu também nunca tinha visto, realmente legal ficar sabendo dessas coisas…. e a arquitetura é mt linda mesmo :)

    Eu tenho uma imagem de Praga, vista de cima. Os telhados me encantam mesmo. Bem vermelho, rs

    http://2.bp.blogspot.com/_Arb9cvd4jTk/S79bb5pl4fI/AAAAAAAAB20/WJ1TYuwO14s/s1600/bern-hotels-8.jpg

  76. Fernanda
    11 de outubro de 2011 - 11:29

    Muitas saudades desse lugar!!! Lembranças ótimas! Você chegou a ir ao Teatro Negro? É muito bonito!!

    Bjs

  77. Gabi
    11 de outubro de 2011 - 11:59

    Fernanda em 11 de outubro de 2011 às 11:29 disse:

    Muitas saudades desse lugar!!! Lembranças ótimas! Você chegou a ir ao Teatro Negro? É muito bonito!!

    Bjs

    Fernanda, nem conheci a história desse teatro! Nossa, por isso que é bom conversarmos com alguém que já foi! Hahah! Fiquei com vontade de voltar lá para conhecer, pode?
    ;D

  78. Bib's
    11 de outubro de 2011 - 12:26

    Jess em 11 de outubro de 2011 às 8:49 disse:

    adorei o guia. Sempre saio do JL sonhando em viajar por ai… ehehehe

    É verdade! JL desbravando todos os cantos do mundo!!!

  79. Milena Farinhake
    11 de outubro de 2011 - 14:42

    Nem quero mais viajar, porque o JL já está nos apresentando o mundooooooo , hahaha. Como eu queria viajar pra lugares assim..

  80. Helen
    11 de outubro de 2011 - 15:34

    Linda Arquitetura de Praga,o relógio astronômico e a igreja de ossos,que interessante,me chamou muito a atenção!

  81. nadine
    11 de outubro de 2011 - 15:57

    deve ser tudo muito lindo

  82. Bah Bordin
    11 de outubro de 2011 - 18:20

    Adorei essas fotos!! tenho mta vontade de conhecer esses paises que nao se ouve falar muito!

    amei o post!!

    kli-che.blogspot.com

  83. Juliana Hinoue
    11 de outubro de 2011 - 18:26

    mas que cidade linda! Fiquei morrendo de vontade de comer na barraquinha da feira!

  84. Juliana Hinoue
    11 de outubro de 2011 - 18:27

    acho chique castelos!

  85. Camies
    11 de outubro de 2011 - 18:32

    QUE LUGAR LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Queria mto conhecer Praga, Grécia e Paris AI AI *__*

  86. Nique
    11 de outubro de 2011 - 23:05

    AMEI O LUGAR, ESTÁ na minha wishlit com certeza

  87. Moniege Almeida
    11 de outubro de 2011 - 23:58

    Ai parece ser um lugar tão aconchegante! Adorei o mini-guia de Praga :D Fiquei até com votnade de ir pra lá ;)

  88. carolteles
    12 de outubro de 2011 - 01:21

    NOSSA AMEI serio gosto de post assim .. gostei das dicas, q viajem sonhooo

  89. carolteles
    12 de outubro de 2011 - 01:23

    eu gosto de post assim é legal saber como é esses ,lugares e q sonho de viajem heim.. foi em algum teatro?

  90. carolteles
    12 de outubro de 2011 - 01:31

    lugar lindo eu gosto de post assim.. q sonho de viajem tem teatro laa?

  91. Daniela
    12 de outubro de 2011 - 18:28

    QUE LUGAR LEGAL!!!

  92. Géssyca
    13 de outubro de 2011 - 13:59

    Que lugar lindo. Me apaixonei pela vitrine de cristais …

  93. Leticia Andrade
    13 de outubro de 2011 - 17:21

    Praga é realmente lindo!

  94. Luly
    13 de outubro de 2011 - 17:57

    E a vontade de aproveitar tudo da Praça da Cidade Velha que bateu em mim agora, hehehe, deve ser INCRÍVEL!!
    A igreja também é liiinda!! Eu AMO visitar igrejas e museus, então já estaria bem servida por lá por causa disso.

  95. Jessica Maia Fadrique
    15 de outubro de 2011 - 14:21

    Sabe aqueles mapas da agenda em que você fica horas olhando os países. Bem eu fico, e vou marcando os lugares que quero ir, Praga tá na lista, que por sinal é bem grandinha, e agora, ela está quase no topo da lista!

  96. Jéssica Andrade
    16 de outubro de 2011 - 03:12

    Lindo! Tenho muita vontade de conhecer o leste europeu!

  97. Simone
    17 de outubro de 2011 - 23:24

    esse blog sempre arrasa nas viagens!! é o melhor pra falar dos lugares com riqueza de detalhes, preços, etc… amo vir aqui e ler tudo sobre as viagens! parabéns mesmo!!

  98. carmem bella
    19 de outubro de 2011 - 11:26

    Gostei de tudo.
    Das comidas.
    Dos lugares.
    Da simplicidade com ar de vila.
    Até do mapinha que aparece na foto, é daquele ilustrado que vi em post anterior aqui no Just Lia?
    Linda matéria sobre a Republica Tcheca.

  99. Keeh Arienti
    19 de outubro de 2011 - 14:40

    cidade linda + atrações muito bacanas! tem cobinação melhor? adorei a cidade, as flores, muito lindo!

    • carmem bella
      26 de outubro de 2011 - 10:40

      Keeh Arienti em 19 de outubro de 2011 às 14:40 disse:

      cidade linda + atrações muito bacanas! tem cobinação melhor? adorei a cidade, as flores, muito lindo!

      Combinação mais que perfeita.
      A cidade me seduziu de tal forma que ja pesquisei tudo sobre ela .
      Lugares, comidas, passeios.
      Agora só falta o mais dificil, o dim dim.
      Dinheiro para bancar o meu sonho.

  100. Bruna Tenorio
    24 de outubro de 2011 - 19:10

    Ah se eu pudesse e meu dinheiro desse! kkk

  101. Luuh
    29 de outubro de 2011 - 23:38

    Ki lugar linduu, tadinha de mim que nunca sai do Brasil :(

  102. Luuh
    29 de outubro de 2011 - 23:39

    **Aline** em 10 de outubro de 2011 às 12:32 disse:

    Nossa que lugar lindo *-* adorei a arquitetura :D em geral a Europa é linda mesmo ^__^

    A arquitetura dessas cidades é perfeita, encanta qqqr um

  103. Daniela
    31 de outubro de 2011 - 21:01

    luuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuxo

  104. […] Da última vez que falei sobre uma viagem, faz bastante tempo! Vocês ainda lembram? Fiz um Mini-guia de Praga, dentro do roteiro de 5 dias que passei por lá. Como falei no post, logo depois de visitar Praga, […]

  105. Alexandre Lima
    31 de maio de 2012 - 00:38

    Sensacional! Vou fazer minha Eurotrip agora em setembro e por pouco não íamos incluir Praga, por fim decidimos ver “o que as tchecas tem”! haha. Seu post esclareceu muita coisa e quanto burros seríamos caso perdesse essa cidade! děkuji ;)

  106. […] linda – por Paris, Amsterdã e Praga. Guardei algumas dicas aqui e outras falei no JustLia (aqui e aqui) alokaqueesqueceuoslinks. Mas, na verdade, a minha viagem inesquecível do meme não foi […]

  107. […] linda – por Paris, Amsterdã e Praga. Guardei algumas dicas aqui e outras falei no JustLia (aqui e aqui) alokaqueesqueceuoslinks. Mas, na verdade, a minha viagem inesquecível do meme não foi […]

  108. […] se interessou, fiz um mini-guia sobre Praga, na República Tcheca, para o blog da Lia. Quem quiser, dá uma passadinha lá! […]

  109. […] Viena, passamos por Praga. Falei sobre minha viagem à Praga no JustLia. Acabei nem tirando tantas fotos da cidade assim dessa última vez, mas foi tão bom quanto na […]

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9