Home » Lavando e organizando as roupinhas do bebê
12 de julho de 2016 - 11:00
28
Pessoal

Lavando e organizando as roupinhas do bebê

Quando completei 32 semanas de gestação (8 meses!) um daqueles aplicativos de gravidez me avisou que era uma boa hora pra começar a arrumar a mala da maternidade. Pra fazer isso, precisamos lavar as roupinhas do bebê!

Me segue no Instagram pra ver lookinhos!

Me segue no Instagram @kittykills pra ver lookinhos!

Diferente de mim #vidaloka que já saio de uma loja vestindo o que acabei de comprar, os bebês tem uma pele extremamente sensível que com as químicas, perfumes e corantes, pode desenvolver alergias, dermatites e irritações. Por isso, tudo que vai encostar na pele dele (não só roupas, mas lençóis, gorrinhos, toalhas…) deve ser lavado de uma maneira especial. As mães mais dedicadas lavam peça por peça… eu, mãe prática de primeira viagem, sem frescura, jogo tudo na máquina, mesmo! E vamos ver no que dá… hehehe

Resolvi fazer esse post #liadecasa por dois motivos: 1º algumas leitoras me perguntaram como eu fiz e que sabão usei, 2º lavar as roupinhas é uma das pequenas coisas emocionantes dessa espera. Então vamos lá!

Como lavar roupas de bebês

lavar-roupa-de-bebe-na-maquina

1. Limpando a máquina de lavar
Começando do começo! A máquina estava ~contaminada~ das lavagens comuns e meio sujinha. A gente usou sua opção de auto-limpeza (é uma Samsung) com cerca de um copo de cloro. Pra finalizar, mais um enxague extra pra ter certeza que não ficou resíduo de cloro na máquina, pra não manchar nada! :)

2. Separando as peças
Aqui precisamos de 4 lavagens por causa da quantidade de peças. Separei da seguinte forma: roupinhas brancas + roupinhas coloridas + toalhas, naninhas, fraldas, meias e bandanas + lençóis, cobertores e mantas. A separação mais importante é a de cores, porque como as roupinhas são novas, elas podem soltar tinta e manchar as peças mais clarinhas.

3. Usando produtos especiais
No supermercado existem alguns sabões líquidos especiais para bebê, eles são mais neutros e delicados. Eu comprei o Lava Roupas e o Amaciante de uma marca chamada Vida Macia, própria pra bebês. De primeira não usei o amaciante, pra tentar ter menos produto na roupinha, mas achei que faltou macies nos tecidos, então nas outras lavagens já usamos o outro produto também.

como-lavar-roupinha-de-bebe

4. Programando a máquina
Nossa máquina tem uma função chamada Baby Care, que além de mais delicada, tem um enxague mais específico pra tirar os resíduos de produto das peças. Se sua máquina não tiver essa função, use alguma própria para lavagem suave.

5. Secagem e passagem (?)
A máquina tem uma função de secagem mas achei que podia encolher um pouco as peças, então secamos tudo no varal. O tempo estava bem seco nesses dias que lavamos, então de um dia pro outro já estava tudo sequinho, mesmo sem sol.
Sobre passar roupas: aqui em casa a gente não passa nenhum tipo de roupa nunca, acho que nem tenho mais ferro! hehehe É do varal (tudo bem esticadinho) para a gaveta.

lavando-roupinha-de-bebe

Os pediatras recomendam que a roupa do bebê seja lavada dessa forma especial até que ele complete 1 ano de vida.

Aqui tenho que deixar uma observação de amor: quem geralmente lava as roupas por aqui é o maridão. Eu que “ajudo” nas tarefas domésticas, ele é o verdadeiro rei do lar. ♥♥♥ #danidecasa hehehe


Depois de tudo limpo e seco, hora de organizar tudo no quartinho do Fernando! :D A gente tem guarda-roupa embutido nesse quarto, mas ele está ocupado com as roupas do Dani e da casa, então temporariamente o bebê não vai usar. O bom é que nem precisou, coube tudo lindamente na cômoda fraldário da Grão de Gente. Escolhi esse modelo de cômoda pois achei o design lindo, clean e moderno e, ela é bem alta, então vai ser onde eu vou botar o trocador dele.

Como guardar e organizar as roupas do bebê

comoda-de-bebe

1. Separando as peças por gavetas
Aqui são 4 gavetas, de cima para baixo: bodys + macacões + fraldas, babadores e gorrinhos + lençóis, toalhas e mantos. Assim o que a gente usa mais fica mais acessível no topo!

2. Organizando por tamanho
Dentro das gavetas, botei tudo numa ordem de tamanhos, pra ter certeza que vou usar as roupinhas certas antes que ele cresça demais e perca. Além de considerar as etiquetas (RN, P, M, G), eu também considerei meu ~olhômetro~ porque algumas fôrmas são diferentes e não quero surpresas! 

3. Dobrando as roupinhas
Pra dobrar todas esses micro coisas eu segui a dobragem do método KonMari que vi nesse youtube aqui. Fica tudo de pé arrumadinho então você tem visualização completa das coisas! Além disso, como as roupas não são empilhadas, não faz peso e elas não ficam com as marcas da dobra quando você for vestir no bebê.

como-dobrar-roupas-de-bebes

organizando-coisas-do-bebe

Na portinha lateral da cômoda eu coloquei todas as coisinhas de higiene dele! Se inscreve lá no meu canal pois assim que o quarto ficar pronto vou filmar um tour mostrando detalhes.


E enfim, sobre a parte mais legal de tudo: essa preparação das roupinhas foi pra mim uma das coisas mais gostosas em toda gravidez. Dá uma emoção muito boa sentir o carinho ao mexer em cada macacãozinho, dobrar, imaginar que logo logo um bebê fofo e cheiroso vai estar ~recheando~ aquilo. Eu dobrei cada roupinha com uma felicidade tão grande! Parece bobo né!? E ver o Dani pendurando as coisas no varal, deu aquela esquentadinha no coração… Que sensações boas e novas!

Esse trimestre final da gestação tem sido difícil, fisicamente e mentalmente mais puxado que o resto, então são essas pequenas coisas que ajudam a gente a reequilibrar as energias! Escrevo aqui não só pra vocês lerem, mas porque quero sempre poder lembrar dessa alegria com algo tão simples! ♥

→ O papel de parede do quarto do Fernando é esse aqui!

Post Anterior
Decoração: Minimalista
Próximo Post
Batalha de Cabelo: Maisie Williams
...Comentarios...
28 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Vitória
    12 de julho de 2016 - 11:51

    Oi Lia! Estou amando as dicas e acompanho tudo, temos a mesma semana de gestação e meu baby tbm é menino, ta sendo ótimo essas dicas. Beeijos! To apaixonada pelas roupinhas do Fê <3

  2. Claudia Bezerra
    12 de julho de 2016 - 12:18

    Aww, quanto AMOR.
    Nunca pensei que bebês pudessem ser tão estilosos. Amei essas combinações de looks que você fez pra ele <3
    Tô longe de ser mãe, mas tô amando cada experiência que você tá compartilhando, viu?

  3. silvana
    12 de julho de 2016 - 12:21

    Muito fofo Lia, que sua hora seja repleta de boas emoções. Felicidades!!!

  4. Vy
    12 de julho de 2016 - 12:27

    Minha mãe sempre diz que se passa a roupa não pra deixar ela desamassada, mas pra matar germes e afins. Eu mesma não passo não, e acho que se a máquina tem função de aquecer a água (não sei se as modernas tem, na Inglaterra vem da torneira) não acho que tem necessidade. Mas se você perceber alguma irritação no bebê, pode tentar. Meu sobrinho fica com brotoejas e afins por nada, então meu irmão e minha mãe são a patrulha da limpeza da família, hihihi…

  5. Katia
    12 de julho de 2016 - 12:37

    Ah que delicia, Lia! Estou na mesma semana que vc e também comecei a arrumação das roupinhas. Que sentimento maravilhoso, né! Parece que o sonho está se materializando! E demais! Mta saude pra vc e pro Fê!!!

  6. prihonda
    12 de julho de 2016 - 12:41

    Que lindo Lia, adorei a organização ^^

  7. Daiane Gama
    12 de julho de 2016 - 14:49
  8. Zilandra Batista Rodrigues
    12 de julho de 2016 - 18:43

    Não sou mae, mais acho que alem de toda emoção da espera, cuidar das coisinhas do BB deve ser demaissss
    bjs lindona

  9. Erika Cardoso Silva
    12 de julho de 2016 - 19:54

    Que lindo, Lia!!! To louca pra ver o tour pelo quartinho e em especial, ver o Fê usando essas roupinhas fofas!!! Deve dar uma certa ansiedade essas pequenas coisas que mostram q já está na reta final. Se der mostra como ficou e como vc montou a malinha pra maternidade. Beijinhos

  10. Franci Pacheco
    12 de julho de 2016 - 21:01

    eu imagino que essa seja uma das coisas mais prazerosas da gravidez <3 me imagino muito fazendo isso.

  11. Mary
    13 de julho de 2016 - 15:59

    Imagino sua ansiedade e felicidade nesse momento tão seu e tão meigo!

  12. Fer
    13 de julho de 2016 - 16:13

    Oi Lia! Eu lembro ainda dessa sensação de lavar/guardar as roupinhas…. lembro perfeitamente do dia que lavei a primeira leva e estava tudo no varal…. E olha, usava sabão de coco e o amaciante Vida Macia. O cheirinho dele vai marcar essa fase, tenha certeza. Usei para os meus dois filhos e é uma delicia!
    Parabéns por mais uma fase. A próxima é curtir teu príncipe!
    Beijinhos,
    Fer

  13. Paula
    13 de julho de 2016 - 16:35

    Não, péra! Como assim não passa nenhuma peça?!? Me explica essa mágica! Você não usa a função de secar da máquina? Aqui as roupas saem dela parecendo que saíram de uma garrafa… Mas mesmo o que eu seco no varal precisa de uma passadinha…

    • Camila Armindo
      21 de julho de 2016 - 10:26

      kkkkk também fiquei doida pra saber essa mágica! Seria uma salvação na minha vidaaaaaaaaaaaaaaa hahahaha

  14. Gisele
    13 de julho de 2016 - 21:43

    Lia, tbm gostaria de saber onde comprou as roupinhas. Faz um post com o nome dos sites.

    • Gisele
      13 de julho de 2016 - 21:48

      ah…qual critério vc utilizou para definir a quantidade de roupinhas para cada tamanho? Fico perdida com as listas.

  15. Lívia Picelli
    18 de julho de 2016 - 11:59

    Ain gente, essas roupinhas <3<3.<
    Um beijo <3

  16. Lívia Picelli
    18 de julho de 2016 - 12:02

    Ain gente, essas roupinhas <3<3.<
    Um beijo!

  17. Carol Couto
    18 de julho de 2016 - 14:59

    Q sentimento bom senti lendo este post, vc passou uma sensação maravilhosa de mto amor!! Parabéns Lia q esse momento da sua vida traga a vcs mtas felicidades e q o Fernando venha com mta saúde, q N. Sra te de a mão no seu parto e te de uma boa hora.Bjus

  18. Paula
    29 de julho de 2016 - 15:54

    Lia, me respeita pf ! Conta mais essa historia de nao passar roupa ! Como que fica td lisinho? Pq sair amassado vcs nao saem.

    • Lia
      01 de agosto de 2016 - 20:10

      Qdo tirar da maquina, dá uma batida na roupa (tipo uma chacoalhada forte no ar), daí pendura ela sem pregador, dobrada pela metade no varal.

  19. Stefania
    12 de agosto de 2016 - 12:28

    Comecei a lavar as roupinhas da minha Bia agora, ae fui ver o vídeo sobre o quarto do Fê que vc postou e cai nesse post que não tinha lido ainda. Confesso que entrei com receio de ser uma péssima mãe de primeira viagem, pq tô lavando tudo uma vez só (uma amiga disse que são necessárias várias lavadas), sem nenhuma intenção de passar e tal. Fiquei tão aliviada hahaha me identifiquei com tudo, pq aqui em casa também NUNCA passo roupa, tô lavando a 40° então vou rezar pra dar tudo certo… hahaha (minha máquina não tem função bebê, mas dá pra escolher a temperatura, segui as regras das etiquetas).

  20. fernanda t
    18 de setembro de 2016 - 18:09

    oi lia, tudo bem? eu estou gravida do benjamin, ele nasce em dezembro.
    eu procurei muitos posts sobre este tema em outros blogs tambem sobre o assunto “passar a roupa do bebe”, aqui em casa nos tambem nao passamos roupas..eh varal e gaveta…mas li muito sobre passar a roupa do nenem, porque esteriliza a roupa dele e TEM QUE PASSAR E PRONTO, sera? agora que voce tem seu fê gatão no dia a dia….deu tudo certo com este detalhe especifico? agradeço se puder me ajudar com essa duvida, todo mundo que conheço diz q sem passar nao da –‘ …mas eu não me convenço..voce foi a primeira que citou que nao passou…e ai? como foi?…bjs

    • fernanda t
      18 de setembro de 2016 - 18:15

      ps: o benjamin nao mexe tanto de tarde, porem curiosamente em todas as vezes que ele ouvia sua voz no video ele sapateou horrores……e nao mexe nem com a voz do pai s2

    • Lia
      18 de setembro de 2016 - 19:51

      Isso é balela Fe, porque a água da máquina de lavar já esquenta e esteriliza! E na prática por aqui, tudo certinho! Sem alergias ou reações aos tecidos :))

  21. […] Quarto: O quartinho do bebê ficou pronto com 38 semanas de gestação, um timing bem certinho, deu tempo de receber os moveis e pensar na decoração com calma. Também teve aquele momento da preparação de lavar as roupinhas que foi muito maravilhoso e eu contei aqui! […]

  22. […] • O que eu faço com as roupinhas que não servem mais e com as que ainda vão servir. • Como lavar as roupinhas do bebê […]

  23. […] • O que eu faço com as roupinhas que não servem mais e com as que ainda vão servir.• Como lavar as roupinhas do bebê […]

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9