Home » FACUL Zereeeeiiiiiiiiii em Produção
03 de dezembro de 2003 - 09:37
0

FACUL Zereeeeiiiiiiiiii em Produção

FACUL

Zereeeeiiiiiiiiii em Produção Editorial Impressa! Huhuuuu.. Parabéns Liiiiaaaa!!! Você tem mais uma DP! =D E se você faltar segunda-feira que vem, você pega DP-dupla, por nota e por falta! êêêêêêêÊê

A apresentação do mini-tcc foi ontem… tiramos 9… E agora eu sou Roteirista o.o Uau. Tudo o que eu maiiiissssss sonhei pra minha vida @__@ Nossa, nem sei se começo escrevendo uma telenovela ou parto pra Hollywood… -_- pffff

*se mata* X___x

BLABLABLABLALBLA

Sei lá.. deu vontade de postar isso… DAQUI

Alguns dos quarenta e dois deuses egípcios mais conhecidos estão citados abaixo – os mais famosos estão assinalados com um (*):

Rá (*): Deus Sol, deus supremo, rei do mundo. Também chamado de Amon ou Amon-Rá.

Neit (*): Deusa criadora do universo, mãe de Rá. Deusa guerreira, protegia os mais fracos, destruindo seus inimigos e abrindo caminhos. Afastava os maus espíritos.

Sekmet (*): Deusa solar, com cabeça de leoa simbolizando o poder destruidor do Sol, temida e venerada. Comandava os mensageiros da morte e era responsável pelas epidemias.

Bastet (*): Deusa solar, com cabeça de gata, representava o poder criador do Sol. Doce e bondosa.

Nut (*): Deusa do céu. Representada como uma figura feminina que, com seu corpo, formava um arco sobre a Terra, apoiando um céu estrelado. Ela era a deusa que recebia as múmias, cuidando de seu corpo até a ressurreição.

Shu: Divindade do ar. Representava o ciclo de mudança e renovação. Era ele quem sustentava o ventre de Nut, formando a abóbada celeste.

Taueret: Deusa hipopótamo. Protegia as mulheres grávidas e as crianças. Também conhecida por Touéris.

Ísis (*): Deusa da Lua, da magia, da fertilidade, senhora da beleza, também conhecida por Iaset.

Osíris (*): Deus destinado a espalhar benefícios sobre o mundo. Também era conhecido como o deus da vida. Seu culto chegou a ser tão importante quanto o de Rá, seu pai. Era irmão e esposo de Ísis. Foi morto por seu irmão Seth, ressuscitou através da magia e passou a governar o reino dos mortos.

Seth (*): Deus dos oásis. Depois que matou seu irmão Osíris, passou a ser conhecido como deus da destruição, das tempestades, da guerra. Símbolo da desordem e da violência.

Anúbis (*): O deus cão ou deus chacal. Deus da Medicina, também responsável pelas necrópoles (cemitérios) e encarregado de velar os túmulos e introduzir as almas no outro mundo.

Nefth (*): Deusa lunar. Irmã de Ísis, esposa de Seth e mãe de Anúbis. Conhecedora da arte da tecelagem, foi também considerada a deusa guardiã.

Hórus (*): Filho de Ísis e Osíris. Nasceu através da magia após a morte do pai e vingou-o matando Seth, seu tio, numa grande batalha, em que perdeu um olho. Era o deus da sabedoria, o deus soberano que unificou o Egito.

Hathor (*): Deusa mãe, simbolizada pela vaca, que a todos protegia e nutria. Benevolente, foi a ama-de-leite de Hórus. Era a representação da mulher madura e de instinto maternal.

Bés: Filho de Hathor, era o deus brincalhão, representado como uma criança ou como um anão feio. Protegia o amor e concedia dons artísticos, como a dança e o canto.

Thot (*): Deus pássaro, deus da cura, sábio, criador da escrita, da geometria e dos cálculos aritméticos. Era representado como um homem com cabeça de pássaro (o íbis sagrado), mas também como um grande babuíno branco.

Maat (*): Deusa da justiça e do equilíbrio. Responsável pelo julgamento dos mortos no tribunal de Osíris. Segundo a lenda, Maat colocava, num dos pratos de uma balança, o coração do morto; no outro, uma pluma. Se o coração fosse mais pesado que a pluma, o morto era considerado impuro e, portanto, condenado.

Selkis: Deusa escorpião, deusa do sexo. Também representava a morte e as transformações. Era reverenciada através do punhal, o qual, além de ser um símbolo fálico, é um objeto que pode causar a morte.

Geb: O deus da Terra. Irmão de Nut, protegia a estabilidade da Terra.

Cnum: Deus criador, reverenciado na forma de um carneiro, devido à capacidade de procriação deste animal.

Ptá: Criador do mundo. Protetor dos artesãos. Era simbolizado como um homem mumificado. Era atento às súplicas dos homens; por este motivo, muitas vezes sua imagem é representada com grandes orelhas.

Montu: Deus guerreiro com cabeça de falcão, muito cultuado na época da XI dinastia. Era muitas vezes, associado a um touro sagrado, Búquis.

Consu: Deus da Lua e da noite, esse mago de grande reputação era cultuado em várias regiões. Os tébanos viam nele o filho de Amon-Rá. Sua cabeça de falcão era coroada pelo disco lunar.

Aton: Deus do Sol em Heliópolis, deus criador, seria o aspecto envelhecido do deus-sol Rá.

Sebek ou Sobek: Deusa e deus crocodilo, respectivamente – os egiptólogos se dividem quanto ao seu sexo. É considerado(a) o(a) senhor(a) do universo e chegava a ser associado(a) ao Sol.

Min: Deus da fertilidade, patrono do deserto oriental. Tinha a imagem de um homem com duas plumas na cabeça e um chicote na mão direita.

Uazit: A grande deusa serpente, deusa da sabedoria e das coisas sagradas. Dominava o delta do rio Nilo. Às vezes era considerada boa, às vezes maléfica.

Necbet: A deusa abutre. Reinava no Alto Egito.

Post Anterior
CASAMENTO Hoje casou o
Próximo Post
FACULDADE Viva! Viva! Viva!
8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9