Home » Música: a trilha sonora do casamento
31 de outubro de 2013 - 15:30
47
Agito

Música: a trilha sonora do casamento

logo-lucarnitiComo falamos no post sobre a fotografia e a filmagem do casamento, os primeiros profissionais que os noivos devem contratar são aqueles que dedicam um dia inteiro de trabalho a apenas um evento, e por isso tem agendas super concorridas e datas reservadas com até dois anos de antecedência. Um desses serviços é aquele que dará ainda mais emoção ao seu casamento: a música!

O casamento já é, por si só, um momento de muitas emoções, e a música faz com que esses momentos ganhem ainda mais magia e brilho. Seja uma pequena cerimônia entre parentes e amigos mais chegados ou numa mega festa, a música está sempre presente e faz toda a diferença. E escolher a trilha sonora do casamento requer muita calma e paciência, pois ela está totalmente ligada ao resultado final da cerimônia.

O primeiro passo é adequar a trilha sonora ao estilo dos noivos, formato do casamento, local e horário. Nesse caso, o gosto dos noivos prevalece e não existem mais regras que impeçam qualquer estilo de música. Já vi noivo entrar com heavy metal e de tão adequado ao casamento e ao estilos dos noivos ficou lindo e emocionante.

casamento-MUSICA Quando começamos a falar sobre o casamento, a Lia e o Daniel não pensavam em contratar músicos para cerimônia pois acreditavam que uma seleção de músicas tocadas por um DJ, por exemplo, pudesse dar conta. E realmente pode dar conta! No caso de casamentos com orçamentos restritos, essa é uma excelente solução. Acontece que em meu casamento eu não pude contratar músicos para a cerimônia e acabei usando um setlist que um DJ tocou – e aí está um dos maiores traumas do meu casamento! Se fosse hoje, eu teria convidado menos 40 pessoas, mas teria contratado músicos para tocar ao vivo. E quando falei com a Lia sobre isso, ela topou conhecer algumas opções de músicos para a cerimônia.

Foi quando nos deparamos com o trabalho da Lorenza Pozza. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a cantora curitibana começou a cantar em casamentos em 2010 com uma proposta mais delicada e sofisticada para a música de cerimônias de casamento, direcionada para noivos que querem fugir dos tradicionais corais e orquestras.

Um pouquinho do ensaio do #casamentoliaedani

(Só um gostinho pra não estragar a surpresa pros convidados! No blog da Lorenza tem mais uma porção de músicas emocionantes que ela interpretou para outros casamentos!)

As apresentações são voltadas para mini-weddings ou cerimônias mais intimistas e são realizadas com as formações instrumentais Violão&Voz ou Harpa&Voz, sendo possível acrescentar os instrumentos Violino, Violoncelo ou Percussão (Cajón). No repertório, que pode ser completamente escolhido pelos noivos, Lorenza faz delicadas interpretações e adaptações de músicas clássicas à populares, americanas, francesas e brasileiras, do rock à bossa nova. Em três anos de trabalho e 24 anos de idade, Lorenza já fez a trilha sonora de mais de 60 cerimônias de casamento, tornou-se uma das principais referências em música para mini-weddings na cidade de São Paulo e já se apresentou em cerimônias no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.

lorenza-pozza-001

A escolha da Lia e do Daniel: Voz&Violão e Cajón

Esta formação é a mais adequada para a apresentação de músicas de estilo POP e para cerimônias mais descontraídas. A sonoridade é bastante leve e ‘movida’ (devido ao instrumento de percussão, cajón), no estilo bem ‘acústico’/unplugged, e deixa o clima da cerimônia bem acolhedor. Ideal para casamentos intimistas diurnos e ao ar livre, como o da Lia e do Daniel. Pra vocês terem uma ideia, o repertório deles vai de Queen à Katy Perry!

Dicas  da Lorenza para a escolha da formação instrumental e das músicas

  • Pensar no estilo do casamento para adequar a formação instrumental (casamentos diurnos, noturnos, final de tarde, mais tradicionais, mais despojados, religiosos, civis…)
  • Delinear a forma da cerimônia para pensar em quais momentos será necessário colocar música (cerimônia religiosa tradicional, cerimônia ministrada por amigos, cerimônia civil).
  • Escolher as músicas pensando nas letras e significados e no sentimento que os noivos querem transmitir em cada momento (mais animada, mais emocionante, mais despojado, mais tradicional).
  • Cuidar com as letras das músicas internacionais, pois nem sempre a mensagem de músicas que adoramos são positivas ou românticas.
  • Na escolha das músicas, é preciso levar em consideração os instrumentos escolhidos para a cerimônia. Existem músicas que ficam muito bonitas quando tocadas por uma orquestra ou por uma banda com guitarras e bateria, mas não vão dar o mesmo impacto com Violões ou Violinos. É bom lembrar-se disso e imaginar as músicas sendo tocadas pelos instrumentos escolhidos.
  • Caso a noiva não queira entrar com a Marcha Nupcial mas ache uma pena deixá-la de fora da cerimônia, é possível uma introdução com a Marcha e logo em seguida iniciar uma música que tenha mais a ver com o estilo da noiva (bossa nova, Beatles, Stevie Wonder e até mesmo Mettalica). Surpreende os convidados e dá um toque mais personalizado à celebração.

Ouça um exemplo de mix da marcha com “Isn’t She Lovely” aqui:

Lorenza Pozza lorenzapozza.com.br
Violão&Voz | Harpa&Voz
Contato: lorenzapozza@gmail.com

Quem arrisca palpitar qual será a música de entrada da Lia? Quem acertar ganha uma caixa cheia de docinhos do casamento! :D

Contatos Lu Carniti Consultoria em Eventos: lu@lucarniti.com.br e lucarniti.com.br

 Imagens Shutterstock (nota musicais + coração)

Post Anterior
O que eles pensam sobre Doces
Próximo Post
Look do dia: Babado e camiseta de rock
...Comentarios...
47 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Lola
    31 de outubro de 2013 - 01:00

    Juro que li “Marcha Imperial” ao invés de “Marcha Nupcial” e me imaginei entrando com ela (a Marcha Imperial) kkkkkkkkkk

  2. Cristina
    31 de outubro de 2013 - 01:13

    Melhor post sobre o casamento até agora. Acho as músicas escolhidas fundamentais para um casamento belíssimo e foi muito bom conhecer o trabalho dessa cantora pois onde eu moro, as músicas que tocam nos casamentos são sempre as mesmas (dancing queen, volare, please don’t let me be misunderstood…) fora os sertanejos, os pagodes, os axés…nada contra quem gosta desse tipo de música, mas acho que falta criatividade!!

  3. Sande
    31 de outubro de 2013 - 01:46

    Aii Lia que lindoo…minhas blogueiras favoritas estão todas se casando…e vai mais inspiração para minha pastinha…beijos

  4. Aline
    31 de outubro de 2013 - 01:50

    Tem uma música linda também da Shania Twain: From This Moment On. Toda feita para casório! *.*
    Lia você vai fazer alguma dança diferente? Tipo aquele casal que dançou a música tema do filme Ritmo Quente? Eu acho lindo! Bjo!

  5. ceci
    31 de outubro de 2013 - 09:06

    as músicas dá todo o charme para o casamento. adorei as sugestões.

    http://www.umdiasereichef.blogspot.com

  6. Geovana Cybele
    31 de outubro de 2013 - 09:09

    Acho que este post foi o melhor sobre o casamento…ele me achou bastante, não vejo a hora de ver o próximo.

    Beijos…
    http://www.gostofashion.blogspot.com.br

  7. Tainá
    31 de outubro de 2013 - 09:26

    Ahhh como amei a escolha da cantora com música ao vivo, eu que caso daqui 3 anos fiquei com muita vontade de casar com ela cantando ao vivo.
    Lindo Lindo. O casamento será lindo mesmo!
    Beijos Lia

  8. Kah
    31 de outubro de 2013 - 09:32

    A primeira versão eu não gostei, mas segunda achei maravilhosa!! Eu amo essa música e ficou ainda mais linda.
    Entendi perfeitamente o que a Lia comentou, sobre ter se sentido como aquele bebê emocionado ouvindo a mãe cantar, chorando e rindo ao mesmo tempo.
    Acredito que foi uma escolha excelente. Eu nunca tinha pensado em contratar músicos pro meu, mas estou começando a repensar isso.

  9. Fernanda
    31 de outubro de 2013 - 09:36

    A Lorenza é uma excelente profissional. Tocou no meu casamento também, inesquecível!
    Perfeita escolha!

  10. Samantha
    31 de outubro de 2013 - 09:46

    Ai gente, até bateu uma vontade agora de casar também!
    Sou apaixonada por trilhas sonoras e essa marcha nupcial + Isn’t She Lovely ficou um amor!
    A Lorenza vai ter que voltar em Salvador quando chegar a minha vez! Simplesmente amei.

    Mais uma vez, todo amor do mundo à vocês!

  11. Cantinho das Blogueiras
    31 de outubro de 2013 - 10:32

    Que músicas lindas!

  12. Mariana Carvalho
    31 de outubro de 2013 - 12:20

    Booom!!! AMEI o post!!! E se tá valendo mesmo uma caixinha de docinhos do casório mais fofo do ano, rss, eu foi arriscar meu palpite! *.*
    Hihihihi! Lia vai entrar com a música que é mais a carinha dela impossível: a música da Jasmine!!! <do filme da disney!!!)
    'O mundo ideaall, um mundo que eu nunca vi, e agora eu posso ver..la la la la' :}
    hehehehe, perfeito!<3

  13. Lisiane
    31 de outubro de 2013 - 12:40

    Eu sempre quis a marcha nupcial, aquele tan dan dan dan sempre me arrepiou! Mas pra nao ficar comum, entrei com a marcha solada na guitarra + bateria. Foi muuuuito legal!
    As musicas realmente sao uma parte importante do casamento, refletem a historia dos noivos. Já imagino que o da Lia vai ser emocionante!

  14. Anne
    31 de outubro de 2013 - 12:41

    Não imagino qual seja a música da entrada da Lia, não sou boa nessas coisas, mas já imaginava que teria Katy Perry e aí fico imaginando que ‘Teenage Dream’ não pode faltar.

  15. fê loverox
    31 de outubro de 2013 - 12:53

    OI?! JÁ TO CHORANDO, vou ter que por um lenço bem grande na bolsa!

  16. Yasmin Koo
    31 de outubro de 2013 - 13:15

    Everything é muito amoooooor! <3
    E a marcha com Isn't she lovely ficou muito lindo, já quero!

  17. Tai
    31 de outubro de 2013 - 13:44

    Acabou comigo
    hahahahahaha
    Visitei o site dela e me encantei com a interpretação de “La vie en rose”!!!
    Nossa, obrigada por me proporcionar esse momentinho de sonho, de imaginação, de fantasia, de tudo que poder vir a ser real!

    Felicidades no seu casamento, é o que desejo!

    bjss

  18. Yasmim
    31 de outubro de 2013 - 14:24

    Ai que coisa mais linda :’)
    Tenho certeza que esse casamento vai ser lindíssimo!
    E sobre a música da Lia… eu chutaria Teenage Dream, da Katy! :P

  19. Camila Cavalcante
    31 de outubro de 2013 - 14:49

    Eu entraria fácil com Forever do KISS, porque amo demais essa música <3 Mas apaixonei na marcha nupcial com Isnt she lovely!!

  20. Ingrid
    31 de outubro de 2013 - 16:21

    Eu chuto a “She” do Elton John!
    Ai que ansiedade! Vai ser lindooo

  21. Gabi
    31 de outubro de 2013 - 16:23

    Lia, meu sonho é fazer um casamento igual o que vc está fazendo, mas a família do meu namorido é gigante e já fico pensando nas brigas por causa da lista, dá uma dica de como fazer uma lista pequenininha. Beijos!!!

  22. Amanda Boer
    31 de outubro de 2013 - 16:31

    Amei a voz dela, acho que vai combinar muito com o casamento de vocês. Não gostei da mistura da marcha com Isn’t she lovely, uma vez que a música é para a filha, não romântica.

  23. Larissa
    31 de outubro de 2013 - 19:44

    Acho que a Lia entra com alguma música do Hanson. Como eu sou velha chuto tipo a “I Will Come to You”.

  24. cademoch
    31 de outubro de 2013 - 20:32

    Que voz incrível, que coisa linda… Me imaginei em um casamento hahaha

  25. Ana Elisa Mello
    01 de novembro de 2013 - 00:53

    acho que a Lia entra com A Whole New World hahahaha

  26. Fernanda
    01 de novembro de 2013 - 01:31

    Que músicas lindas <3 Se for chutar uma dessas 3, eu chutaria a do Kiss, é bem a cara dela!
    Mas se for pra pensar no geral, seria A Whole New World, é simplesmente a cara dela, o "New World" seria o começo de vida dela com o Dani, ai ai <3
    Lindos, muita felicidade para os dois!

    • Lia
      02 de novembro de 2013 - 00:27

      Fernanda em 01 de novembro de 2013 às 01:31 disse:

      Que músicas lindas <3 Se for chutar uma dessas 3, eu chutaria a do Kiss, é bem a cara dela!
      Mas se for pra pensar no geral, seria A Whole New World, é simplesmente a cara dela, o "New World" seria o começo de vida dela com o Dani, ai ai <3
      Lindos, muita felicidade para os dois!

      HUUMMM será q vc acertou?! hehehe

  27. Isadora
    01 de novembro de 2013 - 09:49

    Ana Elisa Mello em 01 de novembro de 2013 às 00:53 disse:

    acho que a Lia entra com A Whole New World hahahaha

    eu tbm! hahaha

  28. Adriana
    01 de novembro de 2013 - 14:37

    Escolha maravilhosa!!!!! Muito bom, quero ouvi-la o dia inteiro, é música p vida da gnt, não só p casamentos! Vai ficar lindo no seu casamento Lia!

  29. Kássia
    01 de novembro de 2013 - 19:01

    Podia entrar com hanson! hahaha

  30. Danielle Cruz
    01 de novembro de 2013 - 19:34

    Vai ser o casamento mais amor da vida!!!!! T muito feliz por vcs Lia!

  31. Bárbara
    01 de novembro de 2013 - 21:24

    A voz dela é linda. Quanto à música do casamento da Lia, não vou nem chutar, não faço a menor ideia.

  32. Bárbara
    02 de novembro de 2013 - 00:36

    Que ÓTIMA a dica da Lorenza Pozza. A voz é lindaaa e as interpretações são ainda mais.

    Lia desejo toda a felicidade para vocês nessa nova etapa. É estranho apenas te conhecer por posts e fotos e ter um carinho tão grande por ti.
    Desejo de coração muita felicidade a vocês!

  33. Agatha
    02 de novembro de 2013 - 08:48

    Lia, linda!
    Me casei ha 6 meses e quando o meu noivo entrou a musica que tocou foi Everything do Michael Bublé.
    Assim como voce, eu estava muito tranquila nos dias que antecederam o casamento,mas vou te falar… na hora do casamento é uma emoção tão grande, tão grande… IN-DES-CRI-TÍ-VEL!!! É uma delicia… aproveite bastante esses momentos… Bju Felicidades

  34. Lívia Santana
    02 de novembro de 2013 - 09:13

    Acho a música uma das coisas mais importantes do casamento, imaginar oq se passa na cabeça da noiva na hora do casamento é dificil, mas imagina aquele momento de uma música importante pra o casal ? É de arrepiar ! Nem sei quando vou me casar, mas já tenho listinha de música que não pode faltar. Difícil arriscar uma praa Lia e Dani… curiosa !

  35. Jaqueline
    02 de novembro de 2013 - 11:39

    A voz dela é encantadora ♥
    Acho importante as músicas serem atemporais e suaves, pra daqui a uns anos vc escutar e olhar e não achar brega.

  36. Thaís Cóvos
    02 de novembro de 2013 - 15:36

    Lia do céu, como ela canta bem!!! Tenho 16 anos e já fico sonhando e imaginando como seria meu casamento. É uma data tão importante, marca pra sempre, afinal,quem não quer um final feliz igual desses filmes da Disney?! Pelo que você compartilha com a gente não é diferente com você! Estou torcendo, porque pelo seu bom gosto, realmente vai ser um conto de fadas! bjss ♥

  37. Thaís Cóvos
    02 de novembro de 2013 - 15:37

    Esqueci de uma coisinha : não sei, mais tenho uma grande impressão de que tem a ver com a música do filme do Aladdin!

  38. Fernanda
    02 de novembro de 2013 - 22:35

    Lia em 02 de novembro de 2013 às 00:27 disse:

    Fernanda em 01 de novembro de 2013 às 01:31 disse:

    Que músicas lindas <3 Se for chutar uma dessas 3, eu chutaria a do Kiss, é bem a cara dela!
    Mas se for pra pensar no geral, seria A Whole New World, é simplesmente a cara dela, o "New World" seria o começo de vida dela com o Dani, ai ai <3
    Lindos, muita felicidade para os dois!

    HUUMMM será q vc acertou?! hehehe

    Acho que simmmm *—* hahaha Felicidades Lia! <3

  39. Mariana Castela
    03 de novembro de 2013 - 12:52

    cara, se escutando essas músicas na hora você conseguir não chorar ………

  40. Amanda Abreu
    04 de novembro de 2013 - 17:18

    Essa ideia de mesclar a Marcha Nupcial com uma música mais a cara da noiva é o máximo! No casamento da minha irmã ela mesclou com My Girl, ficou lindo <3

    Parabéns pelo casamento, Lia, tudo de bom para vocês!

  41. KarenKac
    05 de novembro de 2013 - 10:26

    As dicas foram super legais! Como tb estudo música (amo clássicos…), acredito que dependendo do tipo de cerimônia, uma combinação de um quarteto de cordas, piano e uma voz seleta seriam ideais para um público mais clássico, mas a proposta dela é super válida e gostei muito!

  42. Cibele Porto
    06 de novembro de 2013 - 06:40

    que delicia ouvir essa Curitibana cantando… meus olhos encheram de lagrimas com a marcha nupcial estilizada. Adorei!!!

  43. Gabriela Gomes
    17 de novembro de 2013 - 20:24

    Que dicas bacanas, adorei o post, ficou ótimo!
    http://www.espacegirl.com

  44. […] Esse post tem trilha sonora! :)) Nenhuma de vocês adivinhou a minha música de entrada (chegaram nem perto, shiiiii!), mas hoje podem ouvir. A Lorenza Pozza fez pra mim uma versão de marcha nupcial com “Here Comes The Sun” dos Beatles, que ficou muito lindinha! ♥ Gostaram da minha escolha?! A entrada do Dani eu postei aqui. […]

  45. suellen
    14 de dezembro de 2015 - 09:45

    A Loreza faz um trabalho muito belo! Infelizmente ela não tem disponibilidade para a minha data, você teria outra sugestão de profissionais no estilo dela no RJ?

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9