Home » Decoração: Filtro dos sonhos
28 de Abril de 2015 - 08:00
11
Casa

Decoração: Filtro dos sonhos

Senta que lá vem história! :) Muitas vezes, usamos algumas coisas apenas pelo seu senso estético – ignorando, muitas vezes, o significado incrível que há por trás da origem do objeto. É o que acontece com o filtro dos sonhos, que aparece no post de decoração de hoje. O filtro dos sonhos, também conhecido por caçador de sonhos ou apanhador de sonhos, é um amuleto que foi criado pela tribo norte-americana Ojibwe – localizados quase na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá.

No seu livro, a etnógrafa americana Francis Densmore explica que o filtro dos sonhos era pendurado principalmente em cima dos berços das crianças (ó que fofo!), para capturar os sonhos ruins e mantê-los longe das mentes protegidas. Assim, os sonhos bons poderiam passar livremente pelo buraco que fica no centro do filtro e entrarem nos sonhos das crianças. Não só as crianças, mas os adultos também tinham apanhadores pendurados em cima de suas camas. O ideal é deixá-lo perto de uma janela, pois assim, quando o sol bater, vai purificar o filtro.

Com o casamento entre pessoas de tribos diferentes, a ideia do filtro dos sonhos foi se espalhando por diversos povos, por isso há muita confusão sobre a origem verdadeira dele. Lá pelas décadas de 1960-1970, o conceito foi ainda mais expandido, como uma forma de conservar a tradição da espiritualidade. E foi nesse período que surgiram as mais diversas interpretações e variações do objeto.

O filtro dos sonhos original, feito pelo povo Ojibwe, é composto de um aro feito com vara de salgueiro-chorão, fios que vão formando uma espécie de teia de aranha e penas de aves. Para a tribo, pena de coruja significava sabedoria (usada principalmente pelas mulheres) e a pena de água significava coragem (usada principalmente pelos homens). O aro do filtro representa como o sol e a lua viajam através do céu. Outros itens também eram pendurados e tinham diferentes significados.

Enquanto alguns indivíduos e grupos nativos americanos sentem que a comercialização de apanhadores de sonho é um desvio infeliz de tradições espirituais (muitos itens dos filtros foram substituídos por outros mais baratos e de fácil acesso no comércio), outros estão ativamente envolvidos em sua fabricação e venda. Se você quiser comprar um apanhador dos sonhos verdadeiro, feito por nativos americanos, é só vir no DreamCatcher (eles entregam em todo o mundo!). Se não, bom, pelo menos você já sabe de toda a história. ;)

Post Anterior
Como fazer as unhas de forma prática
Próximo Post
Look do dia: Botinha com cadarço
...Comentarios...
11 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Memories
    28 de Abril de 2015 - 09:44

    Que legal, não conhecia a parte histórica sobre ele. Morro de vontade de ter um!

  2. Paola Alves
    28 de Abril de 2015 - 10:09

    Tenho vontade de abraçar os filtros dos sonhos que vejo por aí hehehehehe além de lindos, o significado deles é muito amor <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  3. Victor Lucredi
    28 de Abril de 2015 - 12:06

    Gente! Meu quarto! Que honra! <3

  4. leonor
    28 de Abril de 2015 - 14:54

    ai eu tenho um que minha prima fez. é lindo e eu adoro. diminuiu mt meus pesadelos à noite.
    http://www.comoserdiva.com

  5. Sybylla
    28 de Abril de 2015 - 16:01

    Sempre tive vontade de ter um! rs

    Ele passa uma sensação de calma, não sei porque. Acho que por guardar nossos sonhos, a gente acaba se sentindo tranquila. :D

    • Gabi
      28 de Abril de 2015 - 16:30

      Sybylla em 28 de Abril de 2015 às 16:01 disse:

      Sempre tive vontade de ter um! rs

      Ele passa uma sensação de calma, não sei porque. Acho que por guardar nossos sonhos, a gente acaba se sentindo tranquila. :D

      Simmm! Me sinto da mesma maneira, Sybylla! <3

  6. Gisely Fernandes
    28 de Abril de 2015 - 17:46

    Oi Gabi!!

    Eu amo dream catcher!! Tenho um lindo que meu namorado trouxe dos eua. Já conhecia a história, por isso pedi pra ele. Ele fica na minha janela. *-*

    Amei o post!

    http://www.giselyfernandes.com.br/

    Beijinhos ♥

  7. Franci Pacheco
    28 de Abril de 2015 - 18:51

    Eu tinha um no meu quarto que eu amava <3

  8. Larissa Rehem
    28 de Abril de 2015 - 19:48

    Amei conhecer a história por trás dos filtros dos sonhos.
    xD

  9. Bia Yzawa
    28 de Abril de 2015 - 21:48

    Eu tenho medo de filtro dos sonhos! Isso porque comprei um quando tinha uns 16 anos e deixei no meu quarto, já sabendo de toda a história e tal. Mas aí eu comecei a ter pesadelos, muitos, um atrás do outro! E só foi parar quando resolvi jogar o meu ‘filtro dos sonhos’ fora :O Não é muito sinistro? Por isso que tenho medo até hoje, ahauhaa! Muito esquisito.

  10. Anne
    29 de Abril de 2015 - 20:35

    Ahhhh muito legal a história! Adorei. Eu tinha um brinco, agora queria experimentar ter um desses para ver se acontece algo de diferente, quem sabe atrair mais sonhos bons?

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9