Home » Istambul – Turkish Airlines, Palácio de Topkapı, Palácio Dolmabahçe
02 de Abril de 2015 - 19:00
7
Por Aí

Istambul – Turkish Airlines, Palácio de Topkapı, Palácio Dolmabahçe

Quero começar a contar pra vocês um pouquinho do que vi na Turquia com a turma de Caras Blogs. Apesar de terem sido praticamente só dois dias (tirando o dia da chegada e da partida), foram dias intensos onde a gente conseguiu conhecer coisas muito legais.

Quando estou num lugar novo, sempre tem um momento do começo da viagem que dá aquele clique do “OMG estou em um país diferente”. Em Istambul já foi logo no caminho do aeroporto para o hotel: você está passando de carro numa rua normal, com casinhas e lojinhas e então surge uma mesquita bem grande e linda.

viagem-istambul-025

O que vale saber: a cidade é bem segura, no geral os turcos não falam inglês, mas são ótimos anfitriões. Fomos recebidos sempre com simpatia e fartura por onde passamos e eu diria que isso já começou no avião!

Foi minha primeira vez voando com a Turkish Airlines e o conforto e atendimento fizeram com que as 13h de vôo passassem mais rápido. Além do sistema de filmes e entretenimento, o avião tem internet, dá pra ir trocando mensagens (né, mor? ♥ kkk) e até trabalhando. Mas o destaque mesmo fica pra cozinha: o chef faz parte da tripulação e está sempre presente nas refeições. Você já vai se divertindo ao provar manjar turco ou com as peculiaridades culturais, tipo comer azeitonas no café da manhã.

Sobrevoando Zurique

Sobrevoando Zurique

Com Niina + chá turco

Com Niina + chá turco

viagem-istambul-020


A fartura do chef!

A sala VIP de Istambul

A sala VIP de Istambul

Outra coisa que é uma verdadeira experiência, a sala VIP da Turkish Airlines lá em Istambul. São 2 andares com comes e bebes, biblioteca, cinema, games e mais uma porção de coisas, que mostrei em detalhes no vlog. É uma forma de esperar o vôo com tudo o que você pode precisar. Minha experiência de vôo foi impecável, eu recomendo!

Falando agora sobre turismo, nesse post quero mostrar um pouco de dois palácios que visitei por lá. Em todos passeios fomos levados e guiados pela Levante Tours, o que possibilitou que a gente aproveitasse ao máximo a estadia curta. A guia Claudia é super querida, montou um roteiro eficiente e ia contando a história de cada local durante os passeios. Eles também fazem tours por outras cidades, como a Capadócia (balões balões balões *__*).

Palácio de Topkapı

Esse foi o primeiro palácio construído como residencia de sultões, em 1453, feito pelo sultão Mehmed II. Continuou sendo a casa de outras gerações do sultanato por cerca de 400 anos. Tem alguns pátios e várias construções, incluindo áreas mais luxuosas e um harém com mais de 400 quartos, onde ficavam as mulheres (como a mãe do sultão, suas esposas, suas concubinas, crianças e empregadas). Hoje ele é aberto à visitação e possui algumas coisas expostas, como jóias e outros tesouros da sua época de funcionamento.

E aí duas coisas me impressionaram, começando por essa questão dos haréns… É claro que em todas culturas a mulher sempre foi inferiorizada, mas a história por lá (e acredito que em outros países muçulmanos) é mais contrastante. Passar por salões de festa e outras salas super luxuosas, decoradas até com ouro e exclusivas para os homens e conhecer o harém feito de tijolinhos é uma forma bem visual de entender as importâncias atribuídas.

A outra coisa é a beleza da arquitetura otomana, que é muito diferente de tudo que eu já tinha visto de perto. Os domos no alto da construção, o mármore nas paredes, os arcos nas janelas e portas… O mix de azulejos e vitrais no interior de algumas salas é de cair o queixo!

viagem-istambul-006

viagem-istambul-015

viagem-istambul-027

viagem-istambul-014

viagem-istambul-005

viagem-istambul-010

viagem-istambul-011

viagem-istambul-007

viagem-istambul-016

viagem-istambul-017

viagem-istambul-009

viagem-istambul-012

viagem-istambul-013

Palácio Dolmabahçe

O medieval Topkapı foi deixado de lado para que os sultões passassem a residir no Dolmabahçe, palácio maior, mais luxuoso e contemporâneo, construído em 1856. A arquitetura e a decoração dele tem muita influência do estilo Europeu, apesar de manter as funcionalidades tradicionais como a separação entre homens e mulheres.

Há muito ouro, cristais, tapeçarias, mármores e pinturas lá dentro e você pode fazer um tour para conhecer o lugar (mas não pode registrar com foto ou vídeo). Quem se interessar, vale googlar → Istambul escada de cristal. Tem uma escadaria lá dentro toda em bronze e mogno cujas colunas do corrimão são feitas de cristal, é incrível.

viagem-istambul-001

viagem-istambul-023

viagem-istambul-003

viagem-istambul-024

viagem-istambul-004

viagem-istambul-026

→ Veja também: Vlogs de Istambul

Post Anterior
Como usar: Jaqueta com franjas
Próximo Post
Estilo de blogueira: Karen Bachini
...Comentarios...
7 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Anne
    03 de Abril de 2015 - 11:48

    Amei o post, muito rico em detalhes. As fotos estão maravilhosas. Ainda bem que não nascemos uma dessas mulheres… Adorei também as fotos do que foi servido no avião XD

  2. natalia
    03 de Abril de 2015 - 12:37

    Liaa, acompanhei algumas fotos no insta e fiquei imaginando que viagem maravilhosa você fez. São tantos detalhes para ver! Já que não dá para ir lá, pelo menos temos seus posts compartilhando um pouquinho das viagens, hehe.

  3. Loraine
    03 de Abril de 2015 - 13:12

    Lia, muito incrível! A arquitetura é realmente fantástica e já to querendo voar de Turkish! Se nós mulheres sofremos até hoje no Ocidente, imagina as mulheres do oriente médio há anos atrás e até hoje, né? Ansiosa para os próximos posts de Istambul! Beijoos!

  4. Franci Pacheco
    03 de Abril de 2015 - 16:16

    Adorei o post, o lugar é incrível!

  5. Carolina b
    04 de Abril de 2015 - 14:19

    Parece as portas do paraíso a ultima foto! (:

  6. Deborah
    25 de Abril de 2015 - 13:34

    Que lugar maravilhoso! Que vontade de conhecer esses palácios todos!

    E que bom saber da Turkish Airlines!

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9