Oi gente. Antes que vocês se perguntem “Quem é essa daí?”, faço questão de me apresentar. Sou Lu Carniti, 30 anos, casada e mãe de dois lindos filhos, jornalista e relações públicas por formação, organizadora de eventos por vocação. E uma eterna apaixonada por casamentos…
Casamento? Sim, casamento! É sobre isso que vou falar aqui. E adivinhem sobre o casamento de quem? Finalmente chegou o grande dia que, além dos noivos, toda a nação Just Lia esperava: Lia e Daniel vão se casar! Eles são um casal com uma afinidade incrível e está sendo uma delícia participar de mais um momento importante da vida deles.
Nós duas somos amigas há dez anos, desde quando as vacas eram bem magras e a gente juntava contra-vale do restaurante por kilo perto da firma para poder comer uma sobremesa diferente na sexta-feira. E desde sempre a Lia quis que eu organizasse o casamento dela com o Daniel, e cá estou eu.
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Minha missão é mostrar pra vocês um pouco de como é complexo e maravilhoso organizar um casamento. Pensar nos detalhes, imaginar o dia, estabelecer as etapas, planejar as despesas… Organizar um casamento não é tão simples quanto parece!
E vamos aproveitar essa ocasião MEGA esperada (alô leitoras e seguidoras!) para mostrar a vocês que, apesar da complexidade, dá sim para fazer o casamento dos sonhos acontecer. Bom, depois que a Lia e o Daniel resolveram oficializar a união, surgiu a tradicional dúvida de quem resolve se casar: por onde começamos?
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Defina o formato da comemoração
Primeiramente, é preciso que algumas questões estejam bem alinhadas entre o casal, como por exemplo: o sonho de infância de se casar na igreja, o desejo de fazer uma maxi festa, a vontade de ter um casamento ao ar livre… É preciso que haja concordância no formato da comemoração, afinal a festa não é de um só. Com a Lia e o Daniel foi super fácil, pois eles sempre tiveram em mente como gostariam de comemorar a união deles: mini wedding. É um formato muito utilizado ultimamente por noivos que querem comemorar a união e que reservam esse momento para poucas pessoas.
Depois que definimos o formato da comemoração, logo caminhamos para as três perguntas iniciais:
Quando?
A escolha da data do casamento pode ser baseada em alguma época marcante e com significado para o casal (dia em que se conheceram, mês de aniversário de namoro, indicações numerológicas etc.) ou em alguma data aleatória, como foi no caso da Lia e do Daniel. Para eles não havia a necessidade de realizar o casamento em uma data específica, então caminhamos mensurando o tempo que teríamos do início do planejamento até a possível data. É muito importante que os noivos saibam que o grande parte dos serviços envolvidos num casamento devem ser pagos até a data do evento. Ou seja: quanto mais tempo para planejar, mais tempo para pagar.
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Quantos?
A lista de convidados é peça fundamental nesse quebra-cabeça e é uma informação importantíssima para que se possa prosseguir com o planejamento. Isso porque todos os outros passos dependem diretamente do número de convidados. Para a Lia e o Daniel, definir a lista de convidados foi bem difícil, por serem dois queridos cheios de amigos! Mas como o formato escolhido para o casamento foi o mini wedding, não havia muito o que se pensar. Tínhamos um número restrito de possíveis convidados, e assim foi mais fácil definir a lista.
Uma dica para quem vai se casar: ao listar seus convidados, coloque nome, idade (em alguns buffets e restaurantes crianças não pagam) e utilize uma métrica para identificar os que “certamente irão“, os que “provavelmente irão” e os que “quase-certeza-não-irão“, mas que precisam ser convidados. Isso lhe ajudará a quantificar com um pouco mais de exatidão o número total de convidados. Lembrando, é claro, que se trata de uma “especulação”, afinal quem é convidado pode aparecer sim, mesmo que esteja na lista dos que provavelmente não irão.
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Onde?
Com a data definida e a lista de convidados minimamente traçada, é hora de partir para a definição do local do casamento. E esse é um assunto que merece um post só para ele. Volto logo, falando um pouco mais sobre como definir o palco desse grande dia!
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