Home » Diário da gravidez – Terceiro trimestre
02 de setembro de 2016 - 18:56
26
Pessoal

Diário da gravidez – Terceiro trimestre

Quem me acompanha no Instagram @kittykills já sabe da novidade, o Fernando nasceu na semana passada, com 39 semanas! ♥ Ainda volto aqui pra falar sobre esse momento, mas por enquanto, tem o post final de Diário da Gravidez!

Uau, por onde começar esse post tão cheio de amor e perrengues, não é mesmo?! kkk O trimestre final em uma palavra: PUNK! É claro que eu sabia que a fase final era a mais complicada, mas só passando por ela pra entender o grau de dificuldade! hehehe

gravidez

Sintomas

Refluxo e arrotos: Já estava tendo refluxo na fase anterior, nessa continuou ainda com mais força: mais horas de mal estar por dia. Mas o lado bom, lá pela semana 34 aliviou bastante, quase desaparecendo. A novidade mesmo foram os arrotos… como todos os órgãos estão espremidinhos, imagine que a ~portinha~ que controla a entrada dos alimentos fica constantemente aberta. E daí, os arrotos são frequentes, barulhentos e incontroláveis.. sim, virei a Fiona versão ogra! kkkk

Seios vazando: Ai ai, mas é cada ~sintoma~ que olha…. hahaha Meu seio direito logo no início do trimestre começou a vazar de vez em quando. Nessa fase a gente ainda não tem leite, então o que sai é colostro, um fluido transparente rico em proteínas que vai nutrir o bebê. Quer dizer né, só pra dar umas manchadinhas na blusa! :P

Indisposição: Toda a disposição do segundo semestre foi embora! Essa fase foi a que eu mais tive cansaço e sono… forte mesmo! hehehe Justificável né, imaginem o tanto de energia necessária pra cuidar de um bebezão ali dentro da sua barriga.

Dificuldade pra dormir: Dificuldade de achar posição somada à muitas idas ao banheiro. Esse papo de “descanse antes da chegada do bebê” é balela, só serve para o segundo trimestre. Eu só conseguia dormir com a barriga pra cima quase sentada. De lado me dava MUITA dor nas pernas e eu sentia uma pressão horrível na pelve. Acredito que é pelo peso da barriga em cima de algum órgão! Outra coisa também é que sempre que dava 6 da manhã eu tinha uma fome enorme e precisava levantar pra beliscar algo na cozinha, ou não ia mais conseguir dormir.

Mãos formigando: Era comum acordar no meio da noite com as mãos formigando e, não é só por causa de circulação, mas sim um problema nos nervos que pode-se ter nessa época, chama Síndrome do Túnel do Carpo.

Cansar de estar grávida: Olha gente, 9 meses é muita coisa. Muito tempo, mesmo. Nesse semestre eu comecei a sentir um pouco de saco cheio da ~situação grávida~. Você cansa de não ter a mesma mobilidade, de ter que ficar fazendo xixi, do peso, da pele esticando, das roupas que não sabem… Todo mundo ficava perguntando se eu estava ansiosa para ter o bebê, mas com certeza ansiedade não é a palavra. Eu estava sem paciência mesmo!

Dicção ruim: Kkkk esse sintoma é o diferentão! Eu não conseguia falar claramente algumas palavras com S. Disseram pra mim que a língua e as cordas vocais também ficam inchadas, então poderia ser esse o motivo!

Pressão bexiga: Pior coisa, uma pressão estranha na pelve, como se os órgãos ali estivessem sendo espremidos mesmo. A hora que eu mais sentia era pra deitar e levantar da cama.

Contrações de treinamento: Lá pela semana 34 descobri o que eram contrações e comecei a ter muitas, das falsas. Você sente a barriga enrijecer, ficar bem durona! Mas como não tem dor, elas são classificadas como contrações falsas ou contrações de Braxton Hicks… é seu corpo se preparando para a hora do parto. Mas diferente do que li, as minhas não duravam pouco tempo não, as vezes eu ficava até 5 min com esse enrijecimento. Mas nada de dor!

Bebê

Movimentos: Pensar que eu achei que meu bebê era quietinho, por isso eu não sentia muito. HA HA HA! Nessa fase, Fernando começou a empurrar minha barriga. Não era mais um chutinho rápido e sim pontapés fortes ou um pézinho/mãozinha se esticando demoradamente… Sempre parava pra sentir, botava a mão, empurrava de volta, conversava, empurrava de volta. É estranho e delicioso ao mesmo tempo! Mas confesso, tinha dias que ele fica tão doidinho mexendo, que dava um pouco de agonia e eu pedia pra ele parar. :(

Posição: Ele passou o semestre todo de ponta-cabeça, que é a posição ideal pro nascimento.  As vezes eu sentia tanta mexeção e bagunça que ficava com medo que ele mudasse… mas deu tudo certo!

Ensaio: Esse devia ter entrado no outro diário de gravidez, pois com 27 semanas fizemos nosso ensaio gestante com o Tudo Vira Foto. Foi na hora perfeita pois eu já tinha barrigão mas ainda estava super disposta. Depois disso a disposição foi ladeira abaixo, ehhehe… Ainda tenho fotos desse ensaio pra publicar!

Cuidados

Drenagem: Fiz (na medida do possivel) drenagem lifática 2 vezes por semana pra aliviar o inchaço e ajudar na circulação das pernas e braços. Não teve nenhum milagre, mas com certeza ajudou a tirar um pouco da sensação de peso nas pernas e pés.

Meia de compressão: Comecei a usar com frequência meias pra tentar ajudar no inchaço das pernas. Comprei meias da marca Sigvaris, por recomendação da minha médica do ultrassom. Elas têm mais qualidade que as da Kendall.

Vitamina D: Uma das únicas coisas que deu ruim nos meus exames, então precisei repôr com capsulas.

Estrias: Mesmo passando meus cremes e óleos duas vezes por dia, de um dia pro outro apareceram estrias na parte debaixo da minha barriga e na parte debaixo dos meus seios. Eu achei que não ia dar muita bola pra isso, pois como já falei antes, sempre tive estrias. Mas a verdade é que estava tão no finalzinho, eu tava me achando vitoriosa, então fiquei sim chateada com isso. Mas tudo bem! :/

Pressão e glicose: Comprei aparelhos de medir pressão e glicose na farmácia (um monitor de pressão da Omrom e o Accu-Check Active para glicemia) pra monitorar diariamente nas últimas semanas. Muitas grávidas têm problemas com diabetes e pressão assim no finalzinho, então a gente achou que valia se precaver por causa do meu peso e inchaço. Mas não tive nenhum problema! Eu media de manhã e de noite e enviava os valores pra minha médica por Whatsapp.

Vacinas: Nesse trimestre existem três vacinas que as grávidas têm que tomar: dTpa, gripe e hepatite B. Uma coisa legal que eu fiz foi chamar uma enfermeira pra vir em casa aplicar, provavelmente darei as vacinas do Fer dessa forma, pra não ter o desgaste de ir a um posto com o bebê pequeno. A quem for de São Paulo: enfermeira Solange 98182-8047.

Médicos: Nessa fase final eu comecei a frequentar a Casa Curumim: obstetra, enfermeira e pediatra, pra montar já a equipe do parto. É uma clínica com uma proposta humanizada.

Compras

Roupas: A barriga fica de um tamanho que nada mais serve, nenhum vestido ou camiseta. Então não acho que tem como escapar de fazer umas compras novas nesse final. Eu acabei comprando duas calças jeans de gestante no Asos nessa fase final e valeu muito a pena! A gente fica com um pouco de receio de comprar algo que sabe que é temporário, mas mesmo usando por um período mais curto, usa o suficiente para “pagar” o investimento. Aliás, tou usando ainda mesmo pós parto, mas é assunto pra outro post! Também comprei uns vestidos justos midi na Renner (que ficam num comprimento mais curto por causa da barriga) e camisetas de gestante no Asos.

Pijamas lactante: Comecei a comprar alguns pijamas que fossem úteis pra fase seguinte, de lactante. Coisas com botão na frente, ou alcinhas fáceis de tirar.

Quarto: O quartinho do bebê ficou pronto com 38 semanas de gestação, um timing bem certinho, deu tempo de receber os moveis e pensar na decoração com calma. Também teve aquele momento da preparação de lavar as roupinhas que foi muito maravilhoso e eu contei aqui!

Coisas do bebê: Como é gostoso ir aos poucos escolhendo as coisas do enxoval! Nós compramos a bolsa do bebê, que escolhi um modelo de mochila da Skip Hop (fiz a entrega no Brasil via M&P Imports) e escolhemos outros itens importantes como carrinho, bebê conforto, banheira

Eu fui contando a cada três semanas essas e outras coisinhas lá no canal do YouTube! Então se você quiser um diário mais completinho, com outros sentimentos, opiniões do papai, evolução do bebê e etc, basta assistir!

→ Tem vídeo novo na Just Lia TV toda terça-feira, toda quinta-feira e todo sábado! Se inscreva!

banner-youtube

Post Anterior
Estilo: Alicia Keys
Próximo Post
Tendência: Óculos com lentes flat
...Comentarios...
26 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. prihonda
    02 de setembro de 2016 - 19:11

    Eu não sou mãe e nem estou grávida, mais sempre ficava de plantão em cada post e vídeo Lia, é muita mudança, até tenho medo(não podeee rsrs), mais ico pensando como será a carinha do meu baby quando tiver rsrsrs
    Beijão se cuida ^^

  2. Sarah
    02 de setembro de 2016 - 21:25

    Meus parabéns mesmo. Quando minha mãe me conta o que passou na gravidez, dá vontade de já ter nascido para ajuda- lá, o que seria impossível!

    • Lia
      05 de setembro de 2016 - 20:19

      aahahaha Sua fofa!!!!

  3. Larissa Cristina
    02 de setembro de 2016 - 22:27

    Lia, como você parece ser mãezona e ao mesmo tempo bem pé no chão e realista. Conta mesmo a parte ruim, mas sem deixar de aproveitar os bons momentos. Confesso que fiquei apaixonada pelo Fer, Ele é o bebêzinho mais fofuxo que já vi! Repito e repito várias vezes os snaps que ele aparece mandando bastante energia positiva pra vocês! Parabéns pelo bebê lindo e por ser essa mãezona que mergulhou de cabeça na função. Adoro seu blog e seu canal no youtube. MUITO mais sucesso pra você! <3

  4. Zilandra Batista Rodrigues
    03 de setembro de 2016 - 00:38

    lindonaaa
    feliz com essa nova etapa de sua vida
    LINDA….

  5. Jo Lima
    03 de setembro de 2016 - 02:42

    Parabéns, Lia! Que bom que ele nasceu! Ufa, né? Agora é só curtir o fofucho! :)

    • Lia
      05 de setembro de 2016 - 20:17

      UFA mesmo! haha <3

  6. Ju
    03 de setembro de 2016 - 19:21

    Lia…qual é a almofada de amamentação que vc mostrou no snap??? Bjo!!!

  7. Géssica Cerqueira
    03 de setembro de 2016 - 23:19

    Não sou gestante, mas deve ser uma fase bem difícil essa do terceiro trimestre hein? Seu barrigão tá lindo! Beijãoo

    http://www.bloggeucerqueira.com

  8. Franci Pacheco
    05 de setembro de 2016 - 11:12

    Lia, adorei ver esse post bem detalhadinho, os vídeos eu já tinha assistido direto pelo youtube! Ps.: o Fernando é muuuuuuuuito foofoo!

  9. Jéssica
    05 de setembro de 2016 - 11:22

    Meu marido tem síndrome do túnel do carpo…é meio chato pq não tem cura, mas ele fez tratamento e agora raramente sente algo. Eu não sou mãe, mas imagino pelo seu relato todas as dificuldades, e por isso, parabéns!!! Tem que ser muito mulher né? haha

    Muita saúde pra você e pro seu filho lindo! <3

    • Lia
      05 de setembro de 2016 - 20:02

      Caramba, eu não sabia que isso podia ser um problema fora da gestação. Que chato! :(

  10. Gabix Bento
    05 de setembro de 2016 - 12:00

    Ai Lia, que barrigão lindo! Eu acompanho você faz um tempão, sempre te via em meio ao mundo kawaii e agora com um bebezinho, vai ficar bem legal essa mistura fofa!

  11. Carol Magnani
    05 de setembro de 2016 - 12:05

    Lia, tava linda!!! Vi no insta a foto do Fê e ele é uma mistura linda de vcs dois!!! Ansiosa pra vc contar do parto e td mais…bjs

  12. Talita Rodrigues Nunes
    05 de setembro de 2016 - 12:20

    Ai, que legal ter o Fer fora da barriga!!! Desejo muita saúde e paciência para vocês dois!
    Sim, esse começo é bem conturbado, mas melhora, Lia!

    Queria deixar duas poesias para ti, nesse momento:
    Uma sobre o nascimento:
    http://somelhora.com.br/index.php/2015/09/24/o-milagre-poesia-e-o-nascimento-de-um-filho/
    E outra sobre o primeiro mês:
    http://somelhora.com.br/index.php/2015/10/01/primeiro-mes-do-bebe-o-caos-da-chegada-de-um-filho/

  13. Daniele Macedo
    05 de setembro de 2016 - 14:45

    Oi Lia! Primeiramente parabéns pela chegada do Fernando. Q Deus abençoe vc e sua família nessa nova fase tão linda e única. Não tenho instagram nem snapchat, vi algumas fotinhas pelo link do insta aqui do seu blog, por isso só to te parabenizando agora. Tb tive isso dos arrotos e azia, dependendo do q eu comia e tb engasgava muito facilmente, parecia criança… rsrs Não tive taaantos problemas pra achar posição pra dormir, tive um pouco e a posição q me deixava mais confortável era de barriga pra cima mesmo. Nunca conseguir dormir assim, só de lado e com as pernas meio entrelaçadas, o que na fase final da gravidez era impossível. Doía mesmo, exatamente a sensação q vc descreveu, de q tava espremendo algum órgão lá dentro… rs Mas nessa fase eu dormia fácil, pois era mesmo muito sono. O pior de dormir de barriga pra cima era roncar. Nunca tinha roncado na vida. Nessa fase passei a roncar e de barriga pra cima o ronco era ainda mais forte, segundo o meu marido… rs Meu médico disse q os roncos eram normais pois TUDO na mulher grávida incha, por fora e por dentro. Tb tive síndrome do túnel do carpo. Todos os dias acordava com as mãos formigando e sem força nenhuma nelas. Não conseguia por água na cafeteira pra fazer café. Graças à Deus, isso foi embora como mágica, assim q a minha filha nasceu. Eu me delicio lendo os seus relatos, lembro de cada sintoma q tive na gestação e, curiosamente, por pior q tenha sido, dá uma saudadinha… rs Bjão

    • Lia
      05 de setembro de 2016 - 19:52

      hahahah não creio que te deu saudade! será que vai me dar um dia?
      Eu acho que eu não roncava porque apesar da barriga pra cima, eu tava sempre meio sentada. Perguntei várias vezes pro Daniel se estavam rolando uns roncos mas ele disse que não kkk

  14. Arusha
    06 de setembro de 2016 - 09:13

    Oi Lia,, Fernando é lindo! Parabéns pela família!
    Queria saber onde você comprou a sua meia Sigvaris ai em Sampa, ou foi pela internet?
    Beijos!

  15. […] Diário da gravidez – Terceiro trimestre2 […]

  16. […] Diário da gravidez – Terceiro trimestre […]

  17. […] Diário da gravidez – Terceiro trimestre2 […]

  18. […] Diário da gravidez – Terceiro trimestre2 […]

  19. […] Diário da gravidez – Terceiro trimestre […]

  20. […] a memória seletiva? Se um dia sofri já não me lembro, todo o drama dos 9 meses de gravidez fica pequeno quando essa coisinha fofa […]

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
    8siga @liacamargo no instagram9