Home » 8 conselhos sobre gravidez
16 de novembro de 2016 - 17:24
12
Pessoal

8 conselhos sobre gravidez

Queria muito escrever um post com algumas dicas de coisas que eu aprendi nessa minha primeira gravidez… São 8 conselhos sobre assuntos que eu sei que outras grávidas podem ter dúvidas ou inseguranças, baseada em algumas perguntas e comentários que eu recebi nessa época.

E também vou aproveitar pra postar o segundo ensaio gestante que eu fiz em casa, com o Tudo Vira Foto. Ficou tão lindo… faz quase 1 ano que eu fiquei grávida! Estou esperando a hora que vou falar que me deu saudade da barriga, mas confesso que ainda não deu não, apesar de achar que ela tava linda! hehehe

ensaio-casal-bebe-004

1. Encontrar o médico não é fácil

Não se assuste e nem desanime se você não encontrar o seu obstetra de primeira… nem de segunda… nem de terceira! hehehe Você pode ter um ginecologista que te acompanha há anos, mas essa é uma fase muito diferente e talvez vocês não conversem a mesma língua, especialmente com relação ao parto. Durante minha gravidez eu me consultei com cinco G.O. diferentes, amei duas médicas e ODIEI outros três. É uma experiência muito íntima e especial, não dá pra tocar esse relacionamento de meses com alguém em que você não confiou ou não sentiu que respeitou suas vontades.

2. Tire muitas fotos da barriga

Por mais que canse, a maioria das grávidas fica com muita saudade da barriga e essa época especial merece registros! Tire fotos no espelho, peça pro parceiro tirar fotos quando você sair, contrate fotógrafos pra tirar fotos suas com o parceiro… Você só vai ter essa barriga com esse bebê uma vez na vida, guarde lembranças. A gente sofre muitas mudanças nessa época e fica abalada, com a auto-estima comprometida. Mas isso não pode ser motivo pra se esconder! E tem mais, seu filho ou sua filha vão amar ver essas fotos no futuro.

→ Recomendo muito o Tudo Vira Foto pra um ensaio lindo

3. Não tenha pressa nas compras e na montagem do quarto

Vejo um desespero de algumas mães de querer comprar tudo de uma vez, de querer estar com o quartinho pronto meses antes da chegada do bebê… CALMA! Eu comprei a primeira roupinha com 12 semanas e as primeiras coisas do quarto lá pela semana 25. O único prazo que você tem que se ater é que a entrega de alguns móveis leva cerca de 45 dias para ser feita, de resto, sem estresse! :) São muitas semanas de espera e você vai ter tempo de sobra pra pesquisar, escolher e comprar. E sabe do que mais? O bebê nem precisa ter um quarto só dele no começo da vida… Por aqui com quase 3 meses o Fê continua dormindo no nosso quarto!

4. Faça uma viagem

Aproveite pra organizar uma viagem com o marido para o segundo trimestre de gestação, quando você ainda está bem disposta e a gravidez não é mais considerada de risco. Vai ser uma última chance de vocês curtirem passeios a dois e terem momentos mais românticos antes do turbilhão de emoções e responsabilidades da chegada do bebê. Não precisa ser uma viagem para longe, apenas para algum lugar bonito onde vocês possam relaxar.

5. Use muitos cremes

A mulher empresta seu corpo para esse milagre que é gerar uma nova pessoinha. Isso é muita coisa, isso maltrata nosso físico pra valer! Eu sou super regrada com essas rotinas de beleza e mesmo assim não passei imune às estrias… Não consigo nem imaginar como seria se eu não tivesse cuidado, porque mesmo com essa atenção o estrago foi triste! :((( Use de manhã e de noite hidratantes e óleos nas regiões da barriga, seios e quadris. Vão ser um bocado de potinhos e vidrinhos durante a gestação, mas não tem outro jeito, sua pele precisa desse carinho.

6. Controle sua alimentação

Vocês sabem que não sou nenhuma maluca da dieta e sou contra padrões de beleza. Mas aqui a história é diferente e eu errei nesse tópico… Fiz a festa orgástica gastronômica nos primeiros meses de gravidez. Tava super enjoada, cheia de sintomas chatos, “merecia” comer todas maravilhas açucaradas do universo. Deixei de lado o equilíbrio e absolutamente todos os hábitos saudáveis que eu tinha com alimentação. Olha só, não precisava radicalizar pra esse lado, podia ter comido sim umas gostosuras a mais, mas sem pirar como pirei. Equilíbrio. Só isso.

7. Responda para educar

Mesmo sendo a pessoa  mais educada e amigável do mundo, você vai perder um pouco da paciência com as coisas que vai ouvir de outras pessoas. Meu conselho é: não engula sapos nessa fase, aproveite a situação para educar. Sabe o que acontece? As pessoas as vezes falam coisas para uma grávida, que elas não falariam para uma pessoa ~não grávida~ pois seria grosseira. Pois bem, pra grávida também é! Então se você se sentir desconfortável ou ofendida com algo, deixe claro, mesmo que isso vá constranger a outra pessoa. Assim ela aprende e não repete a gafe… Vale pra comentários sobre sua barriga, seu peso, suas decisões, gente contando desgraça e assim por diante!

→ Veja o vídeo “Não fale para a grávida!

8. Leia e pesquise muito sobre parto

A Organização Mundial da Saúde recomenda uma máxima de 15% de partos cesária e aqui no Brasil temos atualmente 56%, sendo um país recordista. Acredito que a mãe deve ter controle e decisão sobre tudo o que ocorre no parto: anestesia, local, acompanhante(s), posição do corpo, etc. E infelizmente a maioria dos obstetras brasileiros acaba tomando as rédeas e transformando um evento natural em uma cirurgia por conveniência. A melhor coisa que a mãe pode fazer é se informar muito: livros, vídeos, blogs, conversa com outras mães… Tudo o que é novo assusta e a partir do momento que temos conhecimento, o medo vai embora.

→ Assista o filme “O Renascimento do Parto”

Nosso 2º ensaio gestante

O cenário desse ensaio foi nosso quarto, em cima da cama… no mesmo estilo do outro, com naturalidade e aconchego (e ainda teve participação especial do Jimmy).

Ai ai, não dá pra acreditar que o Fefê tava aí dentro dessa barriga! Como a natureza é louca e maravilhosa… ♥

ensaio-casal-bebe-003

ensaio-casal-bebe-009

ensaio-casal-bebe-006

ensaio-casal-bebe-002

ensaio-casal-bebe-001

ensaio-casal-bebe-008

ensaio-gestante-moderno-001

ensaio-casal-bebe-007

ensaio-gestante-moderno-003

ensaio-gestante-moderno-004

ensaio-casal-bebe-005

ensaio-gestante-moderno-002

O ensaio foi feito pelo Tudo Vira Foto, que também fotografou nosso casamento e os primeiros dias do bebê (sou muito fã)! ♥ Pra fotografar com eles: kalinka@tudovirafoto.com.br

Veja também

Ensaio gestante em casa
Ensaio recém-nascido

Post Anterior
Decoração: Penteadeira vintage/retrô
Próximo Post
As tatuagens abstratas e únicas do estúdio Kizun
...Comentarios...
12 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Mayanna
    16 de novembro de 2016 - 18:20

    Concordo com tudo e mais um pouco! A gestação é um mistério.
    Vc deveria a tituide sugestão postar algo sobre como ficou sua barriga a0s a gestação, estrias, flacidez, cintas pós parto e é como voltou a sua forma! Acredito ser uma dúvida de muitas leitoras e fãs do seu trabalho!
    Até. ..
    Suas postagens são ótimas!

  2. Lisiane
    16 de novembro de 2016 - 19:36

    Ai que lindooos! O ensaio ta maravilhoso, e as dicas muito bem escolhidas. Nunca é demais falar essas coisas, e ajuda muito quando a gente ta perdida, principalmente qd é marinheira de primeira viagen

  3. Gili
    16 de novembro de 2016 - 21:53

    Adorei o post, e as fotos então, nem se fala! Achei que vc ia sugerir preparo para a amamentação, já que num vídeo vc falou que não deu a devida atenção a isso na gestação e depois se assustou um pouco com as dificuldades do início (que acho que são normais mesmo). Estou com 29 semanas mas desde antes de pensar em engravidar sempre tive muito medo da amamentação, de doer demais, de sofrer muito… Estou preparando o seio do jeito que dá, me informando bastante, lendo, e vou até fazer um curso só sobre essa parte. Espero que não seja tão traumático quanto eu estou imaginando!
    A dica de viajar é ótima mesmo! Fomos pra Punta Cana com 21 semanas e foi ótimo! Fotos lindas e eu ainda estava bem disposta. Período ideal!
    Beijos pra vc e pro lindo Fefe!
    P.s.: vc escreveu segundo SEMESTRE no item 4. Seria TRIMESTRE. ;)

    • Lia
      16 de novembro de 2016 - 23:23

      Poxa, agora que vc falou nisso, lembrei que podia sim ter dado dicas a esse respeito!!! Não tem muito milagre, pois acho que a mãe tem que ter o tempo dela e se entender com a amamentação. Eu por exemplo, recebi muitas dicas de enfermeiras tanto no hospital, quanto depois em casa da minha doula e não ajuda muito. Porque os problemas aparecem na rotina do dia a dia, quando você está sozinha! Compre uma bomba de leite (ela ajuda a esvaziar caso vc fabrique muito leite), compre a pomada Lansinoh pra ajudar na cicatrizaçao das primeiras semanas, e tenha calma pro bebê ficar calmo tambem!!! Acho que é isso :)) (Obg corrigi!!!)

  4. Paula
    16 de novembro de 2016 - 22:44

    ” nao tenha pressa pro quarto” melhor dica. Pirei em deixar td impecavel e hj, com 10 meses ela dorme no nosso quarto e usou o berco umas …. 10 vezes ? Kkkkkkk quer saber? AMO! Um dia isso vai acabar e
    Sentirei saudades. Amei as dicas Lia, a maternidade nos surpreende muito e é um turbilhão que ngm conta! Fefe ta lindo.
    Mta saude e bencao pra vcs 3

    • Lia
      16 de novembro de 2016 - 23:18

      O quarto é muito mais pros pais do que pro bebê, né?! A gente fica todo orgulhoso com ele montado, mas o bebê mesmo não vai usar!

  5. prihonda
    17 de novembro de 2016 - 09:55

    Lia que ensaio lindo,!!!!
    E vou aproveitar e guardar esse post para futuramente, quem sabe né rs
    Super beijos

  6. Gabe
    18 de novembro de 2016 - 19:46

    Nossa, Lia, post muito importante e um dos melhores do blog! Até quem nunca vai engravidar acaba aprendendo alguma coisa, digo isso por causa do tópico 7, que também vale pra tudo na vida!

    As fotos estão lindas!

  7. […] dicas para as gravidinhas de […]

  8. Lívia Santana
    20 de novembro de 2016 - 05:55

    Que poste, incrível ! É muito bom ver você compartilhando essas coisas, mesmo sem pensar em engravidar nem tão cedo eu já aprendi tanta coisa. Acho importantíssimo uma pessoa que passou por essa experiência mágica falar de um jeito natural e amoroso sobre as coisas boas e as nem tão boas. O ensaio ficou lindo e mais lindo ainda é o Fer, resultado de todo esse processo.

  9. Franci Pacheco
    12 de março de 2017 - 12:31

    essas dicas foram muito valiosas, Lia! Sem contar nas fotos, que estão lindas!

  10. Marilyn Helena
    31 de agosto de 2017 - 17:59

    Concordo em número, gênero e grau. Seu ensaio ficou lindo! Quando fiz o meu me arrependi de não ter planejado com mais antecedência;. Foi tudo às pressas!

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9