Home » Guia de viagem para Ilha da Madeira – Portugal
09 de janeiro de 2020 - 21:27
6
Por Aí

Guia de viagem para Ilha da Madeira – Portugal

Há algumas semanas fui pela primeira vez para Portugal e ainda estou completamente apaixonada. A Ilha da Madeira é um paraíso no meio do Oceano Atlântico!

Estive lá a convite de Visit Madeira e da TAP Air Portugal para uma semana de muita natureza e gastronomia. A ilha tem origem vulcânica, então os cenários montanhosos e de vales são muito impressionantes.

  • Linguagem – Pode ser óbvio para alguns, mas não era para mim. O português de Portugal é basicamente o mesmo que o nosso, eles só tem algumas (poucas) expressões diferentes, usam mais o TU do que o você e tem um sotaque que lembra o nosso carioca, com muito X! Então é um destino maravilhoso pra quem não fala inglês e tem alguma insegurança por causa disso. Nada como ter uma primeira experiência internacional com esse fator facilitador.
  • Clima – Apesar de ser uma ilha, não imagine uma tropical! O clima em Madeira é no geral ameno. Fui no começo de dezembro e peguei chuva e frio (tive que comprar suéter pois não estava preparada). Entre Março e Setembro vocês pegam primavera e verão.

Vôo

Para ir de São Paulo para a Ilha da Madeira,  peguei um avião de cerca de 9:25 até Lisboa e depois um avião menor de 1:45 para a Ilha, no Aeroporto Cristiano Ronaldo (o madeirense mais famoso do mundo!).

É uma viagem longa e cansativa, mas foi absolutamente tranquila, fui de classe econômica! Eles tem “alertas” na Ilha e em caso de mal tempo, os aeroportos param de operar.

A TAP Air é uma companhia aérea portuguesa, tem serviço de bordo completinho, com refeições e entretenimento. Fui assistindo filme e tomando vinho.

Hospedagem

Fiquei em 2 hotéis fantásticos durante minha estadia lá, ambos do grupo Savoy. Essa mudança foi muito legal, pois facilitou que a gente visse a ilha praticamente de ponta a ponta, poupando tempo de viagem de carro. Também acho que essa ordem de visita é legal, pois uma vez que você vai para Funchal, não vai querer ir embora! rs

  • Saccharum Resort & Spa – Um hotel tranquilo na ponta Oeste da Ilha (na Calheta), com spa, piscina de borda infinita com vista pro mar. O Spa é um “must go” pra mim, acho que ajuda demais a recuperar do cansaço do vôo.
  • Savoy Palace – Fica na ponta Leste (em Funchal), no meio do burburinho. É um hotel bem suntuoso, tem um rooftop animado e vista para a cidade.
Hotel Belmond’s Reid Palace (onde fui tomar chá da tarde)

Passeios

Fiz todos os passeios de aventura em jeep tours da Madeira Montain Expeditions, que recomendo demais, pois o motorista também é um guia. Então você acaba conhecendo mais de todos os lugares. E pros passeios pela cidade, tive um motorista também. Mas sei com os ônibus você também consegue fazer tudo isso de uma forma mais barata!

Vou listar algumas das paradas que nós fizemos, mas recomendo que assista o vlog, pois vai ter mais detalhes de cada passeio.

  • Costa Oeste da ilha: Fanal, Porto Moniz, Seixal, São Vicente, ponta do sol teleférico Fajã dos Padres, miradouro do Cabo Girão
  • Costa Norte da ilha: Pico do Areeiro, Santana e Miradouro da Ponta do Rosto na Ponta de São Lourenço.
As ruas sinuosas pelas montanhas de Madeira
As casinhas de Santana
Miradouro do Cabo Girão
As piscinas naturais do Seixal
Nunca vi tantos arco-íris como em Madeira!
O Teleférico do Monte (o de trajeto mais longo)

Destaque pra mim foi o passeio pela zona velha de Funchal, uma região muuuito charmosa. Lá fomos ao Mercado dos Lavradores e pegamos o Teleférico para o Monte para descer de Carros de Cesto.

Alimentação

Prepare a barriguinha pra comer muito beemmmmm!!! Sonharei para sempre com a poncha de maracujá e o bolo do caco. A poncha é um drink tradicional feito de aguardente, mel, sumo da fruta, limão e laranja. Já o bolo do caco é um pão grande de trigo e batata doce (para dividir) servido quentinho com manteiga de alho.

Vou listar abaixo lugares que acho que vale a pena ir são paradas obrigatórias!

  • Maktub – Lugar descolado, pra comer pratos de frutos do mar e assistir ao pôr do sol.
  • Restaurante Fajã dos Padres – Você pega um teleférico e passa pelas plantações deles para chegar lá, um ambiente super gostoso ao lado do mar.
  • Kampo – Meu favorito, pequeno e exclusivo, pratos super autorais, precisa fazer reserva.
  • Belmond Reid’s Palace – Para uma experiência diferente! Esse é um hotel que serve o clássico Chá da Tarde. Curiosidade: foi uma princesa portuguesa chamada Catarina de Bragança quem introduziu na Inglaterra o costume de organizar festas de chá com os amigos.
Bolo do Caco e Cerveja Coral + Lapas

O que mais tem que provar em Madeira:

  • Salgados: Peixe espada preto com banana da madeira, sopa de tomate e cebola, espetada, sandes de carne vinho e alhos, lapas, canja de galinha, milho frito (tipo uma polenta)
  • Doces: Pudim de maracujá, broas de mel, rebuçado de funcho (uma bala dura), bolo de mel
  • Bebidas: Nikita, pé de cabra (chocolate em pó, cerveja preta, vinho madeira e uma casca de limão raspadinha) e claro, vinho madeira (tipo vinho do porto)
Poncha de maracujá + Almoço farto na Quinta do Furão

Aaah, prove os maracujás no Mercado dos Lavradores! São maravilhosamente doces.

Mercado dos Lavradores

Compras

Definitivamente não é um destino para compras, apesar de ter shoppings, a moeda é o Euro, a gente sofre! rs Os souvenirs mais típicos são comes e bebes como versões engarrafas da Poncha, biscoitos e bolo de mel. Também há a famosa renda da Ilha da Madeira, mas só vi num lugarzinho em Funchal. Daí você também encontra souvenirs típicos de Portugal, como galinhos de decoração e porcelanas.

As portas pintadas em Funchal

Sobre os shoppings que visitei: o Madeira Shopping tem mais coisas e é fechado, mas acho que gostei mais do Forum Madeira, tem uma Stradivarius e uma H&M bem boas lá. No geral minhas compras foram roupas nesse tipo de fast fashion que não temos por aqui, como a Bershka também e a Oysho, que tem pijamas. Se inscreve no meu canal pois nos próximos dias vou postar as minhas compras na Ilha da Madeira.

Ilha da Madeira me surpreendeu demais, eu adoraria voltar para lá numa época mais quente! Em justlia.com.br/tag/viagem vocês encontram outras dicas de viagem.

E a dica que vale para qualquer viagem: saio aqui do Brasil já com o chip de internet no celular, comprado no Viaje Conectado. Acho mais fácil, mais barato e menos confuso do que ter que ir procurar onde comprar chegando no destino. Fora que você já tem a tranquilidade de desembarcar do avião usando Google Maps, WhatsApp, etc.

Post Anterior
Disney X Gucci
Próximo Post
Transformação do quarto do Fefê
...Comentarios...
6 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. Gabe
    10 de janeiro de 2020 - 00:35

    Que linda a foto do arco-íris
    Amo esses posts longos e completos, é disso que o Brasil precisa

  2. Giovana Quaglio
    11 de janeiro de 2020 - 21:04

    Amei o post! Esse lugar é incrível demais, um dos lugares que mais amei visitar… sem contar os pasteizinhos de nata! rsrs

    Beijos!

  3. Franci Pacheco
    11 de janeiro de 2020 - 22:24

    Lia, que lugar lindo. Amei a vista desse primeiro hotel, mas o segundo é puro luxo. Nunca tinha ouvido falar desse lugar e acabou de entrar na minha lista de viagens. Além das comidas que parecem deliciosas, eu achei maaraavilhosa a descida de Carros de Cesto

  4. Dieniffer
    22 de janeiro de 2020 - 22:58

    Eu amei, que lugar espetacular. Sem palavras, as fotos surreais. Beijos! <3

    http://dienislandia.com/

  5. natalia
    31 de março de 2020 - 10:24

    O lado bom da pandemia é fazer home office e ter um tempinho pra vir no blog, ‘como nos velhos tempos’, hahaha. Que lugar incrível! Eu nunca tinha dado bola pra Ilha da Madeira, mas aí fui pra Lisboa e no avião fiquei fuçando nas informações da TAP. Foi minha primeira viagem internacional e gostei muito do atendimento e serviço da companhia, inclusive.

  6. Alessandra Dantas
    05 de maio de 2020 - 22:59

    Deixa passar essa pandemia que essa viagem eu faço!

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9